metropoles.com

Mulher tem cisto semelhante a saco de bolas de gude retirado da cabeça

Indiana, de 51 anos, tinha o cisto desde a infância e não sentia dor — por isso, nunca procurou ajuda para retirá-lo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução: Radiology
Imagem colorida de exames de imagem que mostram cisto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de exames de imagem que mostram cisto - Metrópoles - Foto: Reprodução: Radiology

Em um caso inusitado relatado no periódico médico Radiology em maio (30/5), médicos indianos contam o caso de uma mulher de 51 anos que procurou o hospital para retirar um cisto que crescia em sua cabeça desde a infância.

O cisto foi analisado por meio de ressonância magnética e, dentro dele, foram encontrados fios de cabelo e aglomerados semelhantes à gordura de tamanhos diferentes que pareciam bolinhas de gude. O caroço, no entanto, não causava dor à paciente e, por isso, ela não o removeu antes.

A causa do desenvolvimento da bolota não foi divulgada pelos médicos do Instituto Sri Sathya Sai de Ciências Médicas Superiores. Eles definiram o caso como incomum, já que o cisto era considerado grande, medindo 10 cm de largura, 12 cm de altura e 15 cm de comprimento.

Após o procedimento cirúrgico, os profissionais descobriram que as “bolinhas de gude” eram na verdade compostas por queratina. A substância é uma proteína que ajuda a formar cabelos, unhas e a camada externa da pele. “Tinham bordas externas grossas”, segundo o relato dos médicos.

Tipos de cistos

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês), aponta que os cistos dermóides, que não são cancerígenos, desenvolvem-se a partir das células embrionárias e podem conter cabelo, secreção, dentes ou glândulas da pele.

Os teratomas císticos, como classificaram os médicos, são comumente encontrados nos tecidos da cabeça e do pescoço, como no caso da indiana. Seis meses depois da cirurgia, o cisto não voltou a crescer.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?