metropoles.com

Muito tempo de tela aumenta risco de compulsão alimentar em crianças

Pesquisa norte-americana sugere que cada hora gasta em frente ao computador aumenta em 62% as chances dos pequenos comerem sem controle

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andrea Piacquadio/Pexels
imagem colorida mostra menina usando celular. ela está sentada com as pernas cruzadas. a menina é branca e ruiva, usa óculos de grau com armação colorida e roupa azul piscina - metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra menina usando celular. ela está sentada com as pernas cruzadas. a menina é branca e ruiva, usa óculos de grau com armação colorida e roupa azul piscina - metrópoles - Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

A pandemia de coronavírus aumentou o tempo gasto em frente ao computador, celulares e tablets não só entre adultos, mas também entre crianças, especialmente por conta da suspensão das aulas presenciais. O comportamento pode estar impactando a saúde mental dos pequenos, de acordo com uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. O estudo sugere que o uso excessivo de telas pode aumentar o risco de compulsão alimentar em crianças.

De acordo com o trabalho, feito com crianças de 9 a 11 anos, cada hora gasta em redes sociais foi associada a uma chance 62% maior de desenvolver o transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP), condição caracterizada por episódios curtos e recorrentes de alto consumo de alimentos, frequentemente acompanhados por uma sensação de perda de controle. Cada hora em frente à TV aumentou em 39% o risco da doença.

A equipe de pesquisadores analisou dados de 11.025 participantes do Adolescent Brain Cognitive Development Study, um estudo de longo prazo sobre o desenvolvimento do cérebro e a saúde infantil nos Estados Unidos, financiado pelo National Institutes of Health (NIH).

No artigo, Jason Nagata, professor assistente de pediatria da Universidade da Califórnia e principal autor do trabalho, afirmou que o ato de comer em excesso em frente às telas pode ocorrer porque esse é um momento em que as crianças estão distraídas.

“Assistir à televisão compulsivamente pode levar a comportamentos de compulsão alimentar devido ao consumo excessivo e à perda de controle”, reforça Nagata.

Além do consumo alimentar excessivo, o especialista alerta para outro efeito das redes sociais no comportamento das crianças: o aumento da percepção negativa com relação ao próprio corpo.

O pensamento também pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais, como depressão e ansiedade, criando condições para a compulsão alimentar.

Veja como o coronavírus ataca o corpo:

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?