metropoles.com

Mudanças climáticas têm impacto em doenças de pele? Entenda

Especialista explica como o aquecimento global e as mudanças climáticas afetam as doenças de pele e como se cuidar

atualizado

Compartilhar notícia

Homem que utiliza pomadas, cremes no tratamento de eczema, psoríase e outras doenças de pele como fungos, placas, erupções cutâneas e manchas.
1 de 1 Homem que utiliza pomadas, cremes no tratamento de eczema, psoríase e outras doenças de pele como fungos, placas, erupções cutâneas e manchas. - Foto: null

Nos últimos tempos, as temperaturas médias estão cada vez mais altas em diversas áreas do planeta, o que acende um alerta sobre o aquecimento global. O aumento das temperaturas pode ter várias consequências, e uma delas é o impacto negativo na pele.

Esse órgão vital, que atua como uma barreira contra radiação, lesões e bactérias, é especialmente vulnerável ao calor intenso. Além de causar desconforto, as altas temperaturas podem até levar ao desenvolvimento de doenças de pele.

“Mudanças de tempo repentinas podem causar reflexos sobre o tecido cutâneo. Eventos como o aquecimento global, com inundações, calor intenso e incêndios florestais podem gerar doenças de pele”, relata a médica dermatologista Fátima Tubini.

Algumas das doenças de pele que podem piorar ou surgir por conta disso são feridas, queimadura e infecções bacterianas ou fúngicas.

Além disso, caso ocorram inundações causadas pelo aquecimento global e a pessoa entre em contato com água contaminada de esgoto e produtos químicos, pode aparecer a dermatite de contato.

Leia sobre os cuidados necessários na matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?