MS: viajante sem sintoma de coronavírus não precisa ir a hospital
João Gabbardo esclarece que pessoas sem sintomas que chegam de países na lista do ministério não devem procurar rede de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Para evitar um afogamento da rede pública de saúde, já que o número de casos suspeitos deve aumentar muito nos próximos dias pelo aumento da lista de países na definição de caso, o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou que nem todas as pessoas que chegam destes países precisam procurar o sistema de saúde.
Quem chega ao Brasil sem sintomas, ou com sintomas muito leves, mas que vieram dos países da lista, não precisam procurar o hospital. A indicação é ligar para o 136, número do Ministério da Saúde, relatar a situação e seguir as orientações dadas pelo órgão.
“A partir de agora, as estatísticas vão perdendo a importância”, explica o secretário. Ainda há apenas dois casos confirmados no Brasil mas, quando este número chegar a 100, o Ministério irá parar de testar todas as notificações e se concentrará no tratamento de pacientes com sintomas graves.