metropoles.com

MS inclui 7 países no alerta para casos suspeitos de coronavírus

Passageiros vindos do Japão, coreias do Sul e do Norte, Singapura, Vietnã, Tailândia e Camboja com os sintomas também serão investigados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Em resposta ao aumento da disseminação do coronavírus em outros países que não a China, o Ministério da Saúde (MS) decidiu ampliar a definição de casos suspeitos da doença. Além de ter sintomas respiratórios e febre, os pacientes que estiveram no Japão, coreias do Sul e Norte, Singapura, Vietnã, Tailândia e Camboja (além da China) serão tratados como casos suspeitos. O governo entende que, pelo crescimento do fluxo de entrada e saída de pessoas por causa do Carnaval, é necessária uma vigilância mais “sensível”.

A decisão foi tomada após aumento de 14% nos casos fora da China em um único dia e deve passar a valer assim que o boletim epidemiológico for publicado, o que deve acontecer ainda nesta sexta-feira (21/02/2020). A Coreia do Sul e o Japão já registraram óbitos por coronavírus.

“Estamos mudando a conduta de acordo com alterações no cenário mundial. Percebemos que, além da China, alguns países têm uma circulação de vírus provável, e esses lugares apresentam maior fluxo de pessoas com o Brasil. Não há recomendação de evitar viagens a essas áreas no momento”, explica o secretário-executivo João Gabbardo.

Um caso suspeito
Apesar de haver tendência a aumentar o número de casos suspeitos nos próximos dias pela ampliação da definição de caso, o Brasil investiga, no momento, apenas um caso suspeito de coronavírus. A paciente é uma mulher de 21 anos que está no Rio de Janeiro. O caso de São Paulo, de uma criança de 2 anos foi descartado. Até agora, 51 casos foram descartados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?