metropoles.com

Mpox se espalha na África e OMS volta a cogitar emergência de saúde

Vários países africanos tiveram casos recentes de mpox, doença anteriormente chamada de varíola dos macacos. Novo surto preocupa OMS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
varíola dos macacos
1 de 1 varíola dos macacos - Foto: GettyImages

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que considera convocar o comitê de emergência da entidade para avaliar o atual surto de mpox, doença anteriormente chamada de varíola dos macacos, na África.

“À medida em que uma variante mais mortal da mpox se espalha por diversos países africanos, a OMS, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da África, governos locais e parceiros intensificam suas respostas para interromper a transmissão da doença”, escreveu Tedros Adhanom em seu perfil na rede social X no domingo (4/8).

Uganda anunciou, no último sábado (3/8), dois casos de varíola dos macacos (mpox) o país, em um contexto de aumento de infecções na África Oriental. Os casos foram detectados no distrito de Kasese, nas cidades de Mpondwe e Bwera, conforme comunicado pela autoridade local de saúde.

As investigações revelaram que as infecções foram contraídas na vizinha República Democrática do Congo (RDC), e não em Uganda. Além dos casos confirmados, outras nove pessoas que tiveram contato próximo com os infectados estão sob vigilância médica.

O aumento das infecções por mpox na região é preocupante. Em julho, o Quênia relatou um caso, enquanto Burundi registrou três. A RDC reportou um surto significativo, com 11 mil casos e 450 mortes até 20 de julho. Ruanda e Costa do Marfim também confirmaram casos recentemente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta em meados de julho sobre o risco global representado pela mpox, especialmente devido ao surgimento de uma nova cepa mais letal na RDC.

Transmissão e sintomas

A mpox é uma doença causada pelo vírus monkeypox.

A transmissão entre humanos ocorre principalmente através de contato direto com secreções respiratórias, lesões na pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.

A erupção cutânea geralmente começa no rosto e, em seguida, se espalha para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?