metropoles.com

Tratamento inusitado: mostarda reduz risco de cãibra durante o treino?

Nutricionista explica possíveis fatores que causam a cãibra e a relação dela com a mostarda usada por alguns atletas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jan-Otto, Getty Images
Imagem de homem apertando a batata da perna, cãibra - Metrópoles
1 de 1 Imagem de homem apertando a batata da perna, cãibra - Metrópoles - Foto: Jan-Otto, Getty Images

As cãibras são episódios de contrações musculares involuntárias que acontecem principalmente na panturrilha, embora também possam ocorrer em outras áreas do corpo. Elas geralmente surgem após exercícios físicos intensos, mas também podem ocorrer durante o sono.

Para algumas pessoas, as contrações musculares são extremamente incômodas e difíceis de evitar. Ainda que elas bebam litros e litros de água, comam várias unidades de banana e bebam muito energético, as cãibras persistem. Existe, porém, uma substância capaz de reduzir o risco de elas ocorrerem.

Pode parecer estranho, mas comer mostarda pura pode auxiliar. A técnica viralizou recentemente quando o jogador de hóquei no gelo Zachary L’Heureux, do time Halifax Mooseheads, saiu da pista de gelo ao queixar-se de contrações. Em seguida, ele sentou no banco de reservas e a câmera o flagrou comendo mostarda para aliviar as dores.

Como usar a mostarda

Segundo o nutricionista esportivo Diogo Cirico, da Growth Supplements, o corpo usa o ácido acético da mostarda para produzir acetilcolina e evitar as contrações involuntárias. “Seria necessário consumir entre 11 e 21 gramas de mostarda amarela para evitar a cãibra durante os treinos”, afirma.

“A gente tem que entender que a cãimbra é uma resposta muscular multifatorial, ou seja, pode acontecer por vários fatores distintos. Um deles é o acúmulo de ácido lático, substância que transporta oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo. A substância da mostarda, porém, combate esse problema”, explica Cirico.

Suplementação

Outro fator causador da cãibra é o controle neuromuscular desequilibrado. Segundo o nutricionista, existem suplementos que podem auxiliar na função muscular e evitar a contração. “Nesse caso, sugiro as vitaminas do complexo B, vitamina D, magnésio e potássio”, recomenda.

“Se partimos da premissa de que a cãibra acontece por fadiga, a suplementação pode ter nutrientes antioxidantes para ajudar na recuperação muscular. Eu citaria as antocianinas presentes na groselha e as proantocianidinas do cranberry”, sugere Cirico.

Veja formas para evitar cãibras:

  • Trabalhos de alongamento muscular associados à hipertrofia;
  • Hidratação correta para prevenir o desequilíbrio hidroeletrolítico;
  • Dieta rica em frutas, verduras e legumes, para ter nutrientes em quantidade suficiente para apoiar a função e recuperação muscular;
  • Busque um profissional para planejar o treino de acordo com seus objetivos e capacidade física;
  • Respeito pelo limite de treino.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?