Mortes por coronavírus demoram até 36 dias para serem registradas
Óbitos de março só entraram nas estatísticas do Ministério da Saúde na segunda-feira (27/04) de acordo com a própria pasta
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com divulgação do Ministério da Saúde feita na segunda-feira (27/04), o Brasil registra 4.543 mortes pela Covid-19. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, a investigação epidemiológica de 86% dos óbitos registrados até hoje está encerrada, mas há 14% que ainda estão pendentes.
O mais recente boletim epidemiológico apresentado pela pasta mostrou que muitos dos 338 novos óbitos registrados nas últimas 24 horas ocorreram em dias anteriores, mas as investigações só foram concluídas agora. Alguns datam de 23 de março, ou seja, demoraram mais de um mês para serem inseridos nas estatísticas do Ministério da Saúde.
Wanderson Oliveira explicou que destacar os casos anteriores faz parte das orientações do novo ministro da pasta, Nelson Teich. “Uma questão que sempre vem à tona e a gente está tentando aqui, por orientação do ministro, mostrar que esses óbitos estão sendo encerrados. São óbitos que ocorreram em momentos distintos”, garantiu.
“Não quer dizer que todos aqueles 338 ocorreram no mesmo momento, de ontem para hoje”, completou.