metropoles.com

Mortalidade de internados com Covid-19 em UTI cai um terço, diz estudo

A revisão científica avaliou 24 estudos com mais de 10 mil pacientes de UTI na Europa, Ásia e América do Norte desde o início da pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
leitos de uti
1 de 1 leitos de uti - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Ao revisar estudos de todo o mundo, um grupo de cientistas da Universidade de Bristol, na Inglaterra, observou que aumentaram as chances de um paciente sobreviver à infecção do novo coronavírus após ficar gravemente doente. A proporção de mortes da doença em unidades de terapia intensiva (UTI) caiu quase um terço desde março quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o início da pandemia.

A revisão sistemática publicada na revista Anesthesia, levou em consideração 24 estudos com 10.150 pacientes de UTI na Europa, Ásia e América do Norte. A taxa de mortalidade caiu de 59,5%, no fim de março, para 41,6% no final de maio, nos continentes.

Os pesquisadores acreditam que esta redução esteja relacionada aos conhecimentos sobre a doença adquiridos ao longo dos meses. Médicos do mundo inteiro, por exemplo, descobriram como o aliviar sintomas com analgésicos e antibióticos. Além disso, os especialistas mudaram os critérios de admissão na UTI; descobriram o momento ideal para colocar o paciente em ventilação artificial; e definiram protocolos para a introdução do uso de alguns medicamentos que têm se mostrando eficientes no tratamento de pacientes críticos, como a dexametasona.

“À medida que a pandemia progride e vários fatores se combinam, a sobrevida dos pacientes internados na UTI melhorou significativamente. Não houve efeitos significativos da localização geográfica, mas a mortalidade relatada nas unidades de tratamento intensivo caiu com o tempo”, disse Tim Cook, principal autor do estudo e professor honorário da Universidade de Bristol e consultor do NHS, em comunicado à imprensa.

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?