Monkeypox: calendário de vacinação deve ser divulgado esta semana
A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), à frente das negociações, aguarda o calendário de entrega das doses da fabricante
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde deve ser informado nos próximos dias desta semana sobre quando as vacinas contra a varíola dos macacos (monkeypox) serão enviadas para o país pela farmacêutica Bavarian Nordic.
Durante uma coletiva de imprensa nessa segunda-feira (15/8), o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que as 50 mil doses esperadas serão destinadas aos profissionais de saúde que lidam com materiais contaminados.
A representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, confirmou que a fase de tratativas com o laboratório dinamarquês terminou. Entretanto, a importação do imunizante depende do calendário de entrega dele, que enfrenta alta demanda mundial de pedidos de doses.
“Não temos como apresentar um calendário neste momento. Sabemos que uma parte das vacinas vai chegar em breve. Esperamos que o fornecedor nos especifique quando nós poderemos transportar a vacina para o Brasil”, disse Socorro durante a coletiva de imprensa.
A Opas, um braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) na América Latina, faz a intermediação das negociações com a farmacêutica uma vez que ela não tem representação no país e não pode solicitar o registro de uso do imunizante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Varíola dos macacos no mundo
Ao menos 35.621 pessoas receberam diagnótico da varíola dos macacos em 92 países desde o início de maio, quando os primeiros casos surgiram na Europa. Treze mortes foram confirmadas.
Os países com mais casos são Estados Unidos (11,1 mil), Espanha (5,7 mil), Alemanha (3,1 mil), Reino Unido (3 mil), Brasil (2,8 mil), França (2,6 mil), Canadá (1 mil), Holanda (1 mil), Portugal (770) e Peru (654).
No Brasil, 95% dos diagnósticos foram feitos em homens com idade média de 30 anos. (Com informações da Agência Brasil)
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.