Molnupiravir: antiviral contra Covid-19 será testado no Brasil
Remédio da Merck vem sendo desenvolvido para barrar a infecção ainda no estágio inicial. Estudo será realizado em 7 centros de pesquisa
atualizado
Compartilhar notícia
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou, nesta quarta-feira (6/10), que participará dos testes clínicos de fase 3 do medicamento molnupiravir, fabricado pela farmacêutica Merck Sharp & Dohme (MSD). O antiviral é destinado ao tratamento imediato da Covid-19 em pessoas expostas ao vírus e com risco de complicação da doença.
O estudo com duração de seis meses terá início na próxima semana, em sete centros de pesquisa brasileiros. Os pesquisadores da Fiocruz Julio Croda e Margareth Dalcolmo coordenarão os testes no Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, respectivamente.
Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano:
Os testes também serão feitos no Amazonas, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os voluntários receberão a pílula duas vezes ao dia, durante cinco dias consecutivos.
O objetivo é avaliar a eficiência do medicamento como uma alternativa de profilaxia pós-exposição (PEP), ou seja, se ele é capaz de evitar que pessoas que moram na mesma casa de pacientes com diagnóstico positivo para a Covid-19 desenvolvam quadros graves da doença.
O molnupiravir atua diretamente em uma enzima necessária para que o vírus faça cópias de si mesmo, inserindo erros no código genético do novo coronavírus, evitando assim que a doença evolua.