Moderna inicia testes de vacina contra Covid-19 em bebês e crianças
A empresa vai avaliar a segurança e eficácia do imunizante para uso pediátrico, com testes em mais de 6 mil voluntários nos EUA e Canadá
atualizado
Compartilhar notícia
A vacina contra Covid-19 da farmacêutica Moderna começou a ser testada, nesta terça-feira (16/3), em crianças com idade entre 6 meses e 11 anos. As fases 2 e 3 dos estudos clínicos vão avaliar a segurança e eficácia do imunizante para uso pediátrico.
De acordo com a empresa norte-americana, cerca de 6.750 crianças participarão da pesquisa nos Estados Unidos e no Canadá. Elas vão receber as duas doses do imunizante, no intervalo de 28 dias.
Na primeira parte do estudo, serão testadas diferentes dosagens do produto. Na segunda, os cientistas vão administrar as duas doses – da vacina ou de placebo – de maneira aleatória.
“Este estudo pediátrico nos ajudará a avaliar o potencial de segurança e imunogenicidade de nossa vacina candidata, nesta importante população jovem”, afirmou Stéphane Bancel, presidente-executivo da Moderna, em um comunicado.
Atualmente, a fórmula da Moderna tem autorização de uso emergencial apenas para adultos com 18 anos ou mais, nos Estados Unidos, no Reino Unido e nos países da União Europeia. Em dezembro, a empresa incluiu os adolescentes com idade entre 12 e 18 anos nos testes do imunizante, em um estudo paralelo.
O Ministério da Saúde garantiu, no início de março, um acordo com a farmacêutica para aquisição de doses da vacina contra a Covid-19 a partir de julho deste ano. O uso no Brasil ainda dependerá da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Saiba como é feito o estudo de vacinas: