Mitos e verdades: especialista explica quando o colesterol é o vilão
Nutricionista esclarece mitos e verdades sobre o papel do colesterol no organismo
atualizado
Compartilhar notícia
O Dia Nacional de Combate ao Colesterol é celebrado nesta segunda-feira (8/8). A data foi criada para conscientizar sobre doenças cardiovasculares, que são a primeira causa de mortalidade no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
Embora o colesterol seja considerado um vilão da saúde, ele é, na verdade, uma substância primordial para o funcionamento do organismo. Colesterol é o nome para o conjunto de gorduras responsáveis pela síntese de alguns hormônios e pela construção da membrana que envolve as células do corpo.
O colesterol é dividido em dois grupos: o HDL, chamado popularmente de colesterol bom, e o LDL, conhecido como colesterol ruim. Apesar das nomenclaturas, os dois grupos são aliados e trabalham juntos no bom funcionamento do organismo, esclarece a nutricionista Julia Canabarro, especialista em nutrição clínica esportiva. O perigo, de acordo com ela, está no desequilíbrio entre eles, principalmente quando há excesso de LDL.
Canabarro separou alguns mitos sobre o colesterol. Confira:
“É só por meio da alimentação que adquiro colesterol”
Mito. O corpo humano é responsável por cerca de 70% do colesterol que há no organismo, apenas os outros 30% são provenientes da alimentação. “Uma boa alimentação, focada em alimentos frescos como legumes, verduras e frutas, combinada à uma rotina de exercícios físicos, colabora para manter os níveis de colesterol sob controle”, ressalta a profissional.
Leia a matéria completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.