Mito ou verdade: medicamento manipulado é natural e mais barato?
Surgem algumas dúvidas na hora de escolher entre comprar nas drogarias ou mandar manipular. A melhor opção depende de cada caso
atualizado
Compartilhar notícia
“Medicamento manipulado é igual ao da drogaria?”, “É natural mesmo?”, “É mais barato?”, “Tem o mesmo efeito?”. Essas e tantas outras perguntas surgem na hora de escolher entre comprar os remédios prontos nas farmácias tradicionais ou mandar manipular.
Esse tipo de medicamento deve, obrigatoriamente, possibilitar os mesmos resultados que qualquer outro remédio comprado nas farmácias.
Muitas pessoas pensam que manipular medicamentos é uma forma mais natural de ingerir a receita passada pelo médico. No entanto, isso é um mito.
“A origem da matéria-prima do medicamento manipulado é a mesma de qualquer outro laboratório, e a tecnologia empregada na farmácia permite que sejam preparados todos os tipos de formulações: de hormônios a homeopáticos, de antibióticos a suplementos nutricionais, de corticoides a probióticos“, explica a presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Gelza Araujo.
“Os produtos fitoterápicos (também conhecidos como ‘naturais’), portanto, são apenas mais uma das inúmeras especialidades que as farmácias de manipulação brasileiras preparam”, continua Gelza.
O preço
E sobre os valores? É mais barato mesmo? Trata-se de uma meia verdade. Gelza explica: “Há inúmeras situações em que o medicamento manipulado pode sair mais caro, como no caso dos genéricos. Em muitas outras, pode significar economia devido à eliminação de sobras e do desperdício, pois o paciente paga apenas pela quantidade exata para o período do tratamento”, considera.
“O paciente e o médico sempre devem avaliar a melhor relação custo-benefício para a escolha. O fator decisivo para optar pelo produto manipulado é a necessidade de personalização da fórmula, que permite que cada pessoa adquira o produto na dose exata para a necessidade de seu organismo”, aponta Gelza
Salvo algumas exceções, praticamente todos os medicamentos podem ser preparados nas farmácias de manipulação, pois esses estabelecimentos trabalham com tecnologia e têm acesso a milhares de matérias-primas.
Isso permite a produção de medicamentos para todas as especialidades médicas: pediatria, dermatologia, reumatologia, geriatria, nutrologia, ortopedia, cardiologia, entre outras. A farmácia também cuida de formulações para dentistas, nutricionistas e até médicos veterinários.
Os manipulados são mais indicados para pessoas alérgicas ou com intolerância a conservantes, corantes, glúten ou lactose. “Sendo informadas de que o paciente é alérgico a determinadas substâncias, a farmácia de manipulação tem condições de soluções personalizadas isentas desses alergênicos, garantindo o bem-estar do paciente”, diz a farmacêutica.