Mito ou verdade: limão espremido corta gordura dos alimentos?
Muita gente toma um copo de limão espremido antes de iniciar as refeições acreditando que ele seria capaz de bloquear a absorção de gorduras
atualizado
Compartilhar notícia
Com certeza você já presenciou alguém que, antes de se deliciar com uma refeição farta, toma um copo de limão espremido. A explicação que se popularizou é a de que a fruta seria capaz de “cortar” a gordura dos alimentos a serem ingeridos em seguida, mas a verdade não é essa.
O nutricionista Omar de Faria explica que, quando algo ácido entra em contato com a mucosa intestinal, é liberado um hormônio chamado secretina. “A secretina manda uma mensagem ao fígado para prepará-lo para a digestão de gordura”, detalha. “Mas isso, por si só, não é capaz de ‘dissolver’ gordura, apenas facilita a digestão”, completa.
Renato França, nutricionista que atende em Brasília, reforça que o processo não é milagroso. “O limão espremido não é um truque para o emagrecimento, pois a gordura será absorvida pelo corpo. Se há uma vantagem, é a de que ele prepara o sistema digestório para o que vem em seguida. Em termos de emagrecimento, não tem efeito”, detalha.
França ensina que a perda de peso é um equilíbrio entre as calorias ingeridas e as gastas. “Se o objetivo é o emagrecimento, o melhor é seguir uma dieta balanceada acompanhada de uma rotina de exercícios.”