metropoles.com

Mito ou verdade: cecê passa de uma pessoa para outra?

O odor desagradável debaixo do braço é causado pelo excesso de bactérias na região. O tratamento deve ser feito com dermatologista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Peter Dazeley, Getty Images
cece
1 de 1 cece - Foto: Peter Dazeley, Getty Images

Mais conhecido como cecê, o odor desagradável debaixo do braço é cientificamente chamado de bromidose axilar. A causa dele está relacionada ao processo de metabolização das bactérias presentes na microbiota da pele ou ao suor excessivo. Isso significa que apesar de chato, o cecê é fisiológico e, portanto, absolutamente natural. Assim como o chulé, o mau cheiro tem tratamento.

Segundo o dermatologista Wesley Ferreira, que atende na clínica Singular em Brasília, o cecê pode ser considerado um problema de saúde porque é causado por algum desequilíbrio na região. Além da presença de bactérias, alguns alimentos como alho, por exemplo, podem potencializar o mau cheiro, bem como medicações que aumentam a quantidade de suor. O médico, no entanto, alerta: “Não se pega cecê de outras pessoas, as bactérias que o causam são próprias do organismo de cada um”, explica. Ele afirma que o odor não pode ser considerado uma infecção.

Há muitas receitas caseiros disponíveis na internet para esses casos, especialmente usando soluções com gotas de limão, vinagre de maça, bicarbonato de sódio, além de babosa e folhas de alface. “A aplicação de limão ou vinagre pode alterar o pH da região temporariamente. De forma transitória isso pode provocar um certo alivio, mas há tratamentos que são mais indicados”, argumenta o dermatologista.

Os procedimentos clínicos envolvem medicações locais e orais, além de sprays antitranspirantes manipulados, que são mais específicos para os pacientes em questão. As medidas para evitar o cheirinho envolvem ainda a eliminação dos pelos, o uso de sabonetes anti-sépticos e, por fim, de roupas de algodão. “O indicado é não deixar que o ambiente fique abafado e úmido, pois isso favorece o crescimento das bactérias e piora o odor”, finaliza Wesley.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?