MIT cria algoritmo que analisa tosse de pacientes para identificar Covid-19
Tecnologia teve taxa de sucesso de 98,5% e percebe diferenças em som inaudível para o ouvido humano
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores americanos do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram um algoritmo de inteligência artificial que pode identificar pacientes com Covid-19 pelo som da tosse.
Segundo os cientistas, pessoas com o coronavírus emitem sons levemente diferentes, inaudíveis para o ouvido humano, mas que podem ser captados pelo algoritmo.
Durante os testes, a tecnologia foi bem sucedida ao identificar 98,5% dos pacientes que tiveram resultado positivo no teste de Covid-19. Entre pessoas que não tinham nenhum outro sintoma além da tosse, a percentagem de acerto foi de 100%.
A ideia dos pesquisadores é transformar a tecnologia em um aplicativo, mas ainda é necessário que o projeto passe pela aprovação de agências regulatórias. O mecanismo poderia ser usado, ainda, para analisar os sons de escolas, escritórios e meios de transporte a fim de evitar novos surtos da Covid-19.
O estudo foi publicado no Journal of Engieneering in Medicine and Biology. Para criar o algoritmo, o MIT coletou 70 mil amostras de áudio de pessoas tossindo, sendo que 2,5 pertenciam a casos confirmados de Covid-19.