Misturar ibuprofeno e remédio para pressão pode causar danos aos rins
Estudo mostra que pacientes podem ficar severamente desidratados, o que prejudicaria o funcionamento do órgão
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar de ser um medicamento muito comum para lidar com dores e febre, o ibuprofeno pode ser perigoso quando consumido por pessoas que também tomam remédios para pressão alta.
De acordo com um estudo feito pela Universidade de Waterloo, no Canadá, a associação de medicamentos pode levar à desidratação severa e até a problemas significativos nos rins.
Os medicamentos para lidar com a hipertensão possuem um diurético, que acaba aumentando a frequência com a qual a pessoa vai ao banheiro, isso exige que o paciente tome bastante água para compensar.
Caso o indivíduo não respeite a ingestão hídrica e fique desidratado, existe a possibilidade de que danos aos rins sejam desencadeados. A ingestão de ibuprofeno intensificaria o quadro, com a possibilidade de piorar a lesão e causar problemas permanentes.
O estudo foi feito a partir de um modelo de computador, e publicado na revista científica Mathematical Biosciences. Os cientistas sugerem que pessoas com hipertensão conversem com o médico para decidir qual medicamento usar em caso de dor ou febre.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.