metropoles.com

Mistura de vacinas é segura e não faz mal, dizem pesquisadores

Na tentativa de garantir a vacinação contra Covid-19, governo de SP começou a aplicar doses da vacina Pfizer como substituta da AstraZeneca

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images
Vacina Pfizer coronavírus
1 de 1 Vacina Pfizer coronavírus - Foto: Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images

A prefeitura de São Paulo começou a aplicar, na tarde desta segunda-feira (13/9), a vacina da Pfizer contra a Covid-19 como substituta para quem deveria tomar a segunda dose com a fórmula da AstraZeneca. O estado paulista está com déficit da vacina da Oxford, e o calendário de imunização está atrasado.

Na tentativa de continuar a vacinação, a troca de uma vacina pela outra, mesmo de fabricantes diferentes, foi aprovada pelo Ministério da Saúde, pelo Plano Estadual de Imunização e pelo Comitê Científico do Estado.

Segundo pesquisas recentes, a troca de imunizantes não é ideal, mas não faz mal. Um estudo recente do Reino Unido, publicado na revista científica The Lancet em janeiro deste ano, indicou que a mistura é segura.

Os cientistas avaliaram pessoas que tomaram as duas doses do mesmo fabricante e outras que finalizaram a imunização com doses da AstraZeneca e Pfizer, em um intervalo de quatro semanas entre as duas. Participaram da pesquisa 830 voluntários com idades acima de 50 anos.

Os pesquisadores do Reino Unido chegaram à conclusão de que aqueles que misturaram as vacinas, se contaminados, desenvolveram sintomas leves a moderados. A resposta imunológica foi melhor neste grupo do que entre pessoas que tomaram as doses do mesmo fabricante.

O imunologista responsável pelo projeto Brasil Sem Alergia, Marcelo Bossois, afirmou, em entrevista ao UOL, que a troca de imunizantes só deve ser administrada se houver realmente necessidade. Segundo ele, o melhor seria utilizar vacinas com tecnologias iguais. “No caso da AstraZeneca, a melhor opção seria a Janssen, pois ambas carregam o vírus ‘vivo’. Contudo, colocando na balança os riscos e benefícios, corroborados com os estudos científicos já publicados, isso realmente nos dá segurança de fazer isso e acabar logo com a pandemia”, declarou.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

5 de 12

6 de 12

8 de 12

9 de 12

11 de 12

12 de 12

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?