Mirtilo pode baixar glicose alta e prevenir diabetes, diz estudo
Pesquisa americana encontrou substâncias na fruta que podem ajudar a baixar o açúcar no sangue e até evitar a obesidade
atualizado
Compartilhar notícia
A glicose alta e o diabetes são duas condições bastante comuns entre a população brasileira. Em casos iniciais, é possível controlar os níveis de açúcar no sangue fazendo algumas mudanças na rotina, apostando em alimentação saudável e exercícios físicos.
Para fazer decisões mais precisas sobre o que colocar no prato, pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, fizeram um estudo para descobrir quais frutas podem ajudar. A blueberry, conhecida como mirtilo no Brasil, apresentou bons resultados contra a glicose alta.
Segundo os cientistas, a frutinha é rica em polifenóis e em compostos bioativos de antocianina — a substância é conhecida pelas funções antidiabéticas, anticâncer, anti-inflamatória, antimicróbica e anti-obesidade, além de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.
No estudo, publicado em 2016 na revista científica MDPI, os pesquisadores escrevem que dados epidemiológicos mostram que incorporar os mirtilos na dieta pode diminuir o risco de diabetes tipo 2. Também foi detectada melhora na resistência à insulina em roedores obesos e humanos — a substância é responsável por baixar os níveis de glicose no sangue.
“Adicionalmente, os benefícios na tolerância à glicose após o consumo de mirtilos foram estudados. Porém, conclusões firmes envolvendo o efeito antidiabético da fruta não podem ser definidas, já que há poucos estudos clínicos sobre o assunto. As evidências que temos são promissoras, mas é preciso ampliar os estudos”, dizem os pesquisadores.