Miopia: saiba mais sobre a doença da visão
Estima-se que 30% da população tenha miopia, e as projeções indicam que esse número deve crescer nos próximos anos
atualizado
Compartilhar notícia
A miopia é uma condição que provoca alterações nas estruturas oculares, resultando em dificuldade para enxergar de longe. Isso ocorre porque o olho míope é ligeiramente maior do que o normal, fazendo com que a imagem se forme antes de alcançar a retina. A condição pode afetar tanto adultos quanto crianças, manifestando-se em um ou ambos os olhos.
De acordo com a oftalmopediatra Mayra Melo, do CBV-Hospital de Olhos, a miopia pode ser corrigida com o uso de lentes negativas. Atualmente, estima-se que 30% da população seja míope, e as projeções indicam que esse número deve crescer nos próximos anos. Em 2050, cerca de metade da população mundial poderá ter algum grau de miopia.
Entre os fatores que contribuem para o aumento dessa condição estão o uso excessivo de telas, especialmente em crianças em fase de desenvolvimento. Além disso, a miopia tem uma forte influência genética.
“Sabemos que, se a criança tem um dos pais míopes, a chance de ela desenvolver miopia é três vezes maior do que na população geral. Se ambos os pais forem míopes, essa probabilidade aumenta para sete vezes”, explica a especialista.
A miopia é a principal causa de perda de visão evitável e impacta diretamente o desenvolvimento visual infantil. Por isso, é fundamental realizar exames oftalmológicos regulares, limitar o tempo de exposição a telas e incentivar atividades ao ar livre para ajudar a prevenir o avanço da condição.
Leia a notícia completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!