Miopia: problema prejudica o aprendizado e a saúde de crianças
Aproveitando o período de volta às aulas, oftalmologista faz alerta aos pais e responsáveis sobre os riscos que a miopia traz à saúde
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030, a miopia vai atingir 35,5% dos brasileiros — um aumento maior que a média mundial. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier, a correção da miopia é essencial para o aprendizado das crianças.
“Isso foi comprovado em um levantamento com 36 mil crianças das escolas públicas que receberam óculos durante uma ação social promovida pelo hospital em parceria com a prefeitura de Campinas”, pontua. Após um ano de uso dos óculos, 50% dos alunos tiveram melhora no desempenho escolar e 36,2% ficaram menos agitados. Esta é uma comprovação da importância do acompanhamento da saúde ocular na infância.
Causas da miopia
O oftalmologista afirma que a miopia é hoje a principal causa de deficiência visual reversível. É possível corrigir o problema com óculos ou lente de contato. Ele também explica que sua causa se dá, sobretudo, por herança genética, quando os dois pais ou um deles é míope. “No entanto, o aumento exponencial da miopia na infância está relacionado ao esforço visual imposto pela vida digital e pela falta de exposição ao sol”, pontua.
Continue lendo a reportagem no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.