metropoles.com

Minoxidil: conheça os segredos do remédio para crescer barba e cabelo

Especialistas revelam a maneira correta de usar o medicamento, como ele funciona e seus possíveis efeitos colaterais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
escova de cabelo, queda capilar
1 de 1 escova de cabelo, queda capilar - Foto: Getty Images

O minoxidil, muitas vezes confundido e utilizado como um simples cosmético, é, na verdade, um medicamento para tratar doenças. E, como todo remédio, tem também os seus efeitos colaterais. No entanto, quando bem utilizado – sob prescrição e com acompanhamento médico – pode proporcionar inúmeros benefícios para a saúde capilar, inclusive auxiliando no combate à alopecia.

Origem curiosa

Descoberto no final dos anos 1970, o minoxidil, inicialmente, era utilizado para tratar a hipertensão arterial. Mas, rapidamente, outra função foi identificada. “Os pacientes que utilizavam essa medicação apresentavam, como efeitos adversos, o crescimento de pelos em áreas indesejadas no corpo, em especial, na face”, revela a farmacêutica Patrícia França.

“Em 1980, o minoxidil oral foi descrito como medicamento efetivo para o tratamento da Alopecia Androgenética masculina e, posteriormente, utilizado sob a forma de solução tópica em mulheres e homens para a mesma finalidade”, completa a especialista.

Como usar o minoxidil corretamente – em cápsulas e cremes

Segundo Patrícia, os resultados do uso adequado de minoxidil podem variar de acordo com as condições do paciente e, geralmente, começam a aparecer após três e seis meses de tratamento. Mas, para que os efeitos sejam realmente positivos, é necessário fazer o uso contínuo do medicamento, com acompanhamento de um dermatologista.

“Os ensaios clínicos do uso contínuo do minoxidil sugerem que a melhora é sustentada desde que o tratamento seja mantido. Qualquer efeito positivo no crescimento do cabelo é perdido dentro de quatro a seis meses após a interrupção do tratamento”, revela o dermatologista Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Atualmente, as duas formas de minoxidil – em cápsulas e cremes – são utilizadas para incentivar o crescimento de barba e cabelo. “Recentemente voltamos a prescrever a versão oral, não como anti-hipertensivo, mas, para o tratamento das alopecias. É particularmente interessante nos pacientes que não têm a disciplina de aplicar o produto tópico diariamente”, explica Cassiano.

Confira a lista de possíveis efeitos colaterais e a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?