metropoles.com

Saúde libera R$ 454,3 mi e publica guia para orientar volta às aulas

Pasta criou um guia de orientações para evitar o contágio e liberou dinheiro para ser usado, também, na compra de material

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Higienização das escolas do DF para a retomada de aulas
1 de 1 Higienização das escolas do DF para a retomada de aulas - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (18/9), o Ministério da Saúde divulgou que fará um investimento de R$ 454,3 milhões para apoiar a volta às aulas com segurança em estados e municípios. O secretário de atenção primária à saúde, Raphael Câmara Parente, reafirma que a decisão de reabertura das escolas é do gestor local.

Segundo ele, a ideia é garantir, entre outros pontos, a disponibilidade de produtos de limpeza para higienização de superfícies e das mãos. Apesar de esta ser uma atribuição do governo local, Parente diz que vários municípios não têm verba para manter um ambiente seguro e serão apoiados pelo governo federal.

O secretário-executivo da pasta, Elcio Franco, alerta que deve-se levar em consideração a taxa de infecção e letalidade antes de decidir reabrir as escolas. Porém, segundo o especialista, é preciso adaptar a situação à nova realidade. “Vamos absorver novos hábitos, como a higienização, uso da máscara, distanciamento, tudo isso aliado à uma futura vacina. Com toda segurança possível, vamos retomar as atividades que são necessárias até para a saúde mental”, afirma.

Foi publicado também um guia de orientações, em parceria com o Ministério da Educação, para informar aos alunos sobre as medidas de segurança, o uso obrigatório de máscaras e higienização. O documento também fala sobre a limpeza frequente das superfícies e a necessidade de manter produtos de limpeza acessíveis a alunos, professores e funcionários.

O documento alerta que estudantes e professores com doenças crônicas, hipertensão, asma, diabetes, síndromes, disfunções de imunidade e cardiopatias devem passar por avaliação caso a caso para voltar às aulas. Se forem liberadas, precisam adotar ainda mais rigor nas medidas de segurança.

O Ministério sugere escalonamento nos horários de chegada, saída e intervalos dos estudantes e turmas, para evitar aglomerações e marcar espaço de pelo menos um metro entre as carteiras. Áreas comuns, como bibliotecas, parquinhos e pátios devem ser evitadas. As aulas de educação física serão adaptadas para manter a distância mínima entre os estudantes e evitar ao máximo o uso de material coletivo e compartilhamento. O uso de máscaras precisa ser cumprido durante os exercícios.

No caso das creches, os profissionais devem “redobrar as orientações”, segundo o guia. Alunos com necessidades especiais também são contemplados e precisam ser orientados a seguir com mais rigor as medidas de higiene.

Caso haja caso confirmado de Covid-19 na escola, o documento orienta que se informe à comunidade escolar, aos pais, às autoridades locais de saúde, e se “reavalie” as atividades escolares.

“O processo de reabertura das escolas é complexo e demanda esforços de diversos setores, bem como congrega uma série de práticas políticas, sociais, gerenciais, sanitárias e assistenciais. Dessa forma, o planejamento e a organização, definidos de forma intersetorial, são essenciais durante e após a reabertura das escolas. Estas orientações são um apoio para a adoção de estratégias de enfrentamento da Covid-19 nas escolas brasileiras”, diz o documento.

13 imagens
1 de 13

Moises Dias/Metrópoles
2 de 13

Moises Dias/Metrópoles
3 de 13

Moises Dias/Metrópoles
4 de 13

Moises Dias/Metrópoles
5 de 13

Moises Dias/Metrópoles
6 de 13

Moises Dias/Metrópoles
7 de 13

Moises Dias/Metrópoles
8 de 13

Moises Dias/Metrópoles
9 de 13

Moises Dias/Metrópoles
10 de 13

Moises Dias/Metrópoles
11 de 13

Moises Dias/Metrópoles
12 de 13

Moises Dias/Metrópoles
13 de 13

Moises Dias/Metrópoles

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?