metropoles.com

Ministério da Saúde preocupado com DF: “Morador está saindo mais”

A capital federal tem a maior taxa de incidência do país de casos confirmados: são 15,5 para cada grupo de 100 mil habitantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Brasilienses nas ruas após a divulgação no Virus Corona. Bras
1 de 1 Brasilienses nas ruas após a divulgação no Virus Corona. Bras - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (06/04), o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, afirmou que percebeu maior movimentação nas ruas do Distrito Federal nos últimos dias. “Sou morador de Brasília e tenho visto que as pessoas estão saindo mais. Esperamos que as pessoas compreendam a necessidade do afastamento social. Creio que Brasília tem um bom plano de preparação e está seguindo”, afirmou.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Distrito Federal está em uma faixa de “emergência”, junto com os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas. A capital federal tem a maior taxa de incidência do país, com 15,5 casos a cada 100 mil habitantes. São Paulo, que é o local com mais casos, tem incidência de 10,5 para cada grupo de 100 mil. A média nacional é de 5,7.

Responsável pelas medidas de controle para evitar o avanço da doença no país, Wanderson disse que a teoria do distanciamento social seletivo (o famoso “isolamento vertical”) seria razoável do ponto de vista metodológico, desde que o país tivesse leitos e equipamentos suficientes para que os profissionais de saúde pudessem trabalhar com segurança.

O secretário voltou a lembrar que o distanciamento social feito hoje não é para impedir a transmissão, mas para ganhar tempo. “É fundamental que se tenha a compreensão que essas medidas são temporárias, específicas e localizadas e que o governo federal está fazendo de tudo para que sejam minimizadas ao máximo possível”, explicou Wanderson.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?