metropoles.com

Ministério da Saúde: “População não precisa comprar máscaras”

Secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, diz que uso é essencial para profissionais de saúde e funcionários de aeroportos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ore Huiying/Getty Images
Mulheres com máscara na Malásia
1 de 1 Mulheres com máscara na Malásia - Foto: Ore Huiying/Getty Images

De acordo com o secretário de vigilância em saúde, Wanderson de Oliveira, não há necessidade alguma de a população procurar máscaras de proteção nas farmácias. Segundo o gestor, o coronavírus não está circulando no Brasil e, por isso, não há risco para a população neste momento.

O Ministério da Saúde está comprando uma grande quantidade de equipamentos de proteção individual (com custo de cerca de R$ 140 milhões), mas os itens serão encaminhados para profissionais que atendem pacientes nas unidades de saúde, que trabalham na coleta e teste de amostras, e aqueles que atuam na linha de frente nos portos e aeroportos.

“Estamos trabalhando para não faltar. Mas, se todo mundo comprar para estocar em casa, pode ser que falte. Por isso, é fundamental que não se corra às farmácias achando que é isso que vai dar um nível pessoal de segurança maior”, destaca o secretário.

Wanderson de Oliveira pontua ainda que a única maneira de se proteger é lavar as mãos com frequência, cobrir a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar os olhos e o nariz, se estiver doente, ficar em casa, hidratar-se, comunicar ao médico se for viajar ao exterior. “São medidas simples que valem para outros vírus também”, frisou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?