metropoles.com

Minas Gerais investiga 1º caso suspeito de coronavírus no Brasil

A mulher, brasileira, veio de Xangai, na China. Rede de saúde ainda faz exames para confirmar o diagnóstico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Seksan Mongkhonkhamsao/GettyImages
Fotografia colorida. Homem coloca a mão no rosto mascarado para tossir
1 de 1 Fotografia colorida. Homem coloca a mão no rosto mascarado para tossir - Foto: Seksan Mongkhonkhamsao/GettyImages

O primeiro caso de infecção pelo coronavírus chinês em solo brasileiro está sendo investigado em Belo Horizonte, Minas Gerais. Uma mulher brasileira de 35 anos esteve em Xangai, na China, e apresenta sintomas respiratórios compatíveis com os da doença.

“Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo coronavírus, que é micro-organismo de alerta sanitário internacional, considerando o potencial pandêmico com alto risco à vida e impacto assistencial”, afirma, em nota, a Secretaria Estadual de Saúde de Belo Horizonte.

Ainda de acordo com a nota, não há indicativo de gravidade clínica, mas a paciente foi conduzida ao Hospital Eduardo de Menezes e “todas as medidas assistenciais para redução de risco de transmissão foram tomadas”. O quadro da mulher é estável.

A paciente relata que não esteve na região de Wuhan, onde a maioria dos casos aconteceu nem manteve contato com pessoas infectadas.

A mulher ainda passa por exames para confirmar ou descartar a infecção pelo vírus. No mundo inteiro, 17 pessoas já morreram por causa da doença e há registros de infectados em vários países, como Estados Unidos, Japão e Tailândia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?