Miastenia Gravis: o que é, principais causas e tratamento
Doença autoimune provoca sintomas como enfraquecimento muscular, pálpebras caídas, dificuldade para enxergar e fadiga extrema
atualizado
Compartilhar notícia
A Miastenia Gravis é uma doença autoimune que provoca sintomas como enfraquecimento muscular, pálpebras caídas, dificuldade para enxergar e fadiga extrema.
De acordo com a Abrami (Associação Brasileira de Miastenia), isso acontece devido à um ataque equivocado do sistema imunológico na junção do nervo com o músculo, que antes era saudável.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença atinge apenas 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos.
Costuma acometer mais as mulheres entre 30 e 60 anos, mas também pode se manifestar em homens e pessoas mais jovens. Apesar de não ter cura, a doença é tratada com medicamentos à base de corticoides e imunossupressores.
O médico Eduardo Estephan, especialista em Doenças Neuromusculares do Hospital das Clínicas (FMUSP), do Hospital Santa Marcelina e diretor científico da Abrami, concedeu entrevista para explicar o assunto. Confira a entrevista no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.