metropoles.com

Método menos invasivo contra Covid-19 diminuiu mortalidade, diz estudo

Levantamento feito com pacientes da rede D´Or de hospitais sugere que suporte respiratório precoce é mais eficiente que intubação imediata

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
Hospital Ronaldo Gazolla, referência no tratamento de Covid no Rio de janeiro pacientes uti
1 de 1 Hospital Ronaldo Gazolla, referência no tratamento de Covid no Rio de janeiro pacientes uti - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Durante os primeiros oito meses da pandemia de coronavírus no Brasil, de fevereiro a outubro de 2020, a taxa de mortalidade da Covid-19 em pacientes internados caiu 42% – entre os que receberam suporte ventilatório, a queda foi de 36%. A conclusão faz parte de um levantamento feito pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino publicado na revista científica Intensive Care Medicine.

Segundo os pesquisadores, o suporte respiratório não invasivo, ao invés da intubação imediata de pacientes com necessidade de suplementação de oxigênio, foi determinante para a diminuição da mortalidade no período compreendido pela análise. Foram verificados dados de 13.301 pacientes com Covid-19 em 42 hospitais da Rede D’Or São Luiz em oito estados brasileiros.

“Entre as maiores contribuições do estudo está a demonstração de que a adequação de estratégias assistenciais voltadas para o cuidado do paciente grave com Covid-19, como o uso de esteroides e ventilação não invasiva precoce, é capaz de reduzir a necessidade de intubação e a mortalidade”, destaca Fernando Bozza, intensivista responsável pela pesquisa. O período analisado corresponde à primeira onda de Covid-19 no Brasil.

Outro ponto que contribuiu para a queda na mortalidade foi a mudança no perfil do paciente: conforme a epidemia evoluiu, mais pacientes jovens e sem outras comorbidades começaram a ser admitidos nas unidades de terapia intensiva dos hospitais.

Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano:

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?