metropoles.com

Metade das crianças com Covid apresenta sintomas, diz estudo

Pesquisa afirma que incidência do vírus entre o grupo foi subestimada porque crianças tendem a não serem testadas por serem assintomáticas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Izzy Park/Unsplash
criança com máscara covid coronavírus
1 de 1 criança com máscara covid coronavírus - Foto: Izzy Park/Unsplash

Uma pesquisa publicada na Jama Pediatrics mostra que a probabilidade de crianças serem infectadas pelo novo coronavírus é muito semelhante a dos adultos. A diferença é que, no caso delas, a chance de as infecções serem assintomáticas é muito maior.

O estudo foi feito por pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, da Universidade de Utah e da Universidade de Columbia, entre setembro de 2020 e abril de 2021. A partir de análises que incluíram testes periódicos para a detecção do vírus em 1.236 voluntários de 310 famílias.

Para crianças de zero a quatro anos, 6,3 em cada 1.000 contraíram o vírus durante o período do estudo. Além disso, 4,4 em cada 1.000 crianças de cinco a 11 anos e seis em cada 1.000 crianças de 12 a 17 anos testaram positivo para Covid-19. Os adultos incluídos tiveram taxas semelhantes da infecção, com 5,1 em cada 1.000 contraindo o vírus.

No entanto, as pessoas mais jovens eram significativamente menos propensas a desenvolver sintomas do vírus. Apenas metade das crianças infectadas apresentaram sintomas da Covid-19. No grupo acima de 18 anos, a taxa dos que relataram sintomas após a infecção chegou a quase 90%.

“Uma fração maior das infecções por Sars-CoV-2 em crianças eram assintomáticas e, provavelmente, os casos não teriam sido detectados sem o teste do estudo, apoiando a hipótese de que infecções entre crianças foram substancialmente subestimadas durante a pandemia de Covid-19”, escreveram os pesquisadores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?