Menstruação pode indicar presença de miomas. Saiba quais são os sinais
Ginecologista explica que mudanças na menstruação podem indicar que a paciente tem miomas no útero, problema pode levar à infertilidade
atualizado
Compartilhar notícia
Os miomas são tumores benignos que aparecem no útero devido a mudanças nas células que revestem o órgão. Eles surgem em razão de problemas hormonais que ocorrem no ciclo menstrual e podem causar problemas como dores e sangramentos excessivos.
A maioria das mulheres em idade fértil possui miomas no útero. Segundo a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), essa é realidade de 8 em cada 10 mulheres.
“A alteração de padrão da menstruação pode indicar a presença de miomas, seja pelo aumento do número de dias ou de de volume de sangue”, alerta o ginecologista Alexandre Silva e Silva, especialista em obstetrícia.
O fluxo considerado normal dura entre quatro a seis dias e é possível ficar, pelo menos, quatro horas com absorvente externo e até seis, com o coletor menstrual. Ao longo dos dias, a quantidade de sangue também tende a diminuir.
Quando o fluxo é intenso, o sangramento permanece alto e a duração costuma ser maior do que seis dias. A troca de absorventes ocorre com mais frequência e, às vezes, chega a ser necessário o uso de dois métodos de contenção ao mesmo tempo.
“Quando a menstruação muda de padrão já é um sinal de alerta. Uma mulher que sempre teve um fluxo com duração de 5 dias com volume de sangue, por ela considerado normal e de repente percebe que seu fluxo passou a durar 7 dias com uma quantidade de sangue maior, devemos suspeitar de miomas”, afirma o ginecologista.
Outros indicadores de miomas uterinos são a presença de coágulos no fluxo ou de sangramentos de cor escura (marrom) fora do período menstrual. Os miomas podem causar aumento do volume abdominal e do pélvica. Em casos raros, os miomas pode causar infertilidade.
Tratamento
O tratamento depende do caso da pacientes, dos sintomas apresentados e da idade dele. O objetivo costuma ser controlar o crescimento do mioma para evitar o agravamento dos sintomas. O tratamento pode ser medicamentoso ou através de cirurgia: miomectomia (retirada só do mioma) ou histerectomia (retirada de todo o útero).
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!