Menos de 10% da população mundial tem anticorpos para Covid-19, segundo OMS
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estratégia de construir a chamada imunidade de rebanho não é a mais adequada para este momento
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), menos de 10% da população mundial pode ter desenvolvido anticorpos contra o novo coronavírus. O número mostra que grande parte ainda está vulnerável à infecção. A informação foi dada durante coletiva, na manhã desta terça-feira (18/8), pela líder técnica do programa de emergências, Maria Van Kerkhove.
Baseando-se em resultados disponíveis sobre o número de infecções pelo vírus Sars-CoV-2, Kerkhove lembrou que os dados variam de acordo com a população e o cenário estudados, podendo chegar a 25% em locais onde há grande circulação do vírus.
Para o diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, ainda não é o momento de acreditar que a imunidade de rebanho será a solução. O ideal é se concentrar em ferramentas e estratégias para frear a transmissão local. “Neste momento, não é uma solução (a imunidade de rebanho) e não é o que devemos buscar para a nossa salvação”, frisou Ryan.
“Ainda há muito para ser discutido entre os cientistas, mas agora, enquanto planeta, não estamos nem um pouco perto dos níveis de imunidade necessários para parar de transmitir essa doença”, afirmou o diretor de emergências.