metropoles.com

Menina que nasceu com “máscara do Batman” já passou por 5 cirurgias

Luna Fenner, de 2 anos e 7 meses, nasceu com uma condição rara chamada Nevos Melanocítico Congênito e está finalizando tratamento na Rússia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luna após sete procedimentos
1 de 1 Luna após sete procedimentos - Foto: null

Dois anos depois de ter iniciado tratamento na Rússia, a pequena Luna Fenner, de 2 anos e 7 meses, comemora estar virando, em suas próprias palavras, “uma princesa”.

A criança ficou mundialmente conhecida em 2019 como a bebê que tinha “uma máscara do Batman” no rosto, após a mãe dela, a brasiliense Carolina Fenner, iniciar uma campanha de arrecadação para conseguir financiar a remoção do sinal.

Luna nasceu nos Estados Unidos com uma condição rara chamada Nevos Melanocítico Congênito e, quando suas imagens correram o mundo, médicos da Rússia buscaram a família, afirmando que poderiam retirar o sinal, garantindo assim a saúde e a qualidade de vida da criança.

De lá para cá, a menina já passou por cinco cirurgias na cidade de Krasnodar. A primeira aconteceu em outubro de 2019, quando ela tinha apenas sete meses de vida. No primeiro procedimento, três tumores malignos foram retirado da pele da criança.

A última operação está marcada para março de 2022 e vai corrigir pequenas manchinhas que ainda ficaram na face e no bumbum de Luna.

Recuperação tranquila

“Minha filha sai da sala de cirurgia e, duas horas depois, já está dançando. Ela não reclama de dor e nem de nada. A recuperação tem sido muito boa”, conta Carolina. O responsável pelo tratamento é o médico russo Pavel Popov.

7 imagens
A criança faz tratamento na Rússia para a retirada dos sinais
Luna já passou por 5 cirurgias
A família de Luna está muito feliz com o tratamento
1 de 7

Luna Fenner nasceu na Flórida com uma condição chamada Nevo Melanocítico Congênito

Instagram
2 de 7

A criança faz tratamento na Rússia para a retirada dos sinais

3 de 7

Luna já passou por 5 cirurgias

Divulgação/Instagram
4 de 7

Instagram
5 de 7

A família de Luna está muito feliz com o tratamento

Instagram
6 de 7

Instagram
7 de 7

A menina comemora que as "manchinhas" estão sendo retiradas

Instagram

 

Segundo Carolina, entre as coisas mais emocionantes vividas durante o período estão os relatos de Luna sobre as mudanças que percebe em sua aparência. “Ela fala o tempo todo: ‘Mamãe, o médico tirou o pretinho do meu rosto, agora eu estou igual a uma princesa'”, conta.

No entanto, ainda existe um longo caminho a ser percorrido. Após o fim do tratamento de remoção do Nevos, Carolina e a filha retornarão para o Brasil em busca de cirurgias plásticas estéticas pra melhorar o aspecto da pele da Luna.

“O rosto dela já não está mais com a mancha, mas a pele está com aparência de queimada. Então, ela ainda vai precisar de novas cirurgias”, explicou Carolina, em entrevista ao Metrópoles.

História de superação

O tratamento da criança custou 120 mil dólares, o equivalente a cerca de 655 mil reais. Metade do valor foi arrecadado por meio de vaquinhas em redes sociais, já a outra metade foi doação de um empresário russo. Contudo, a família ainda depende de contribuições para custear a moradia na Rússia e os medicamentos.

Carolina Fenner está escrevendo um livro sobre a história da filha e conta que, ainda hoje, vive situações constrangedoras quando sai com a criança para lugares com muitas pessoas. “Ela é uma criança normal como qualquer outra. A gente quer ensiná-la a ser uma garota que saiba se posicionar”, afirma.

Caso raro

Luna nasceu em 2019 nos Estados Unidos. A mãe, Carolina Fenner, teve uma gestação tranquila e foi apenas durante o nascimento que a condição foi descoberta. O problema acomete uma criança a cada 20 mil.

À procura de tratamento para Luna, a brasiliense esteve em Chicago, onde um especialista prometeu retirar a mancha ao longo de 12 anos, e em Nova York, quando o médico consultado sugeriu um tratamento de quatro anos. Por fim, após ler a história na imprensa, a equipe de Pavel Popov, que é um cirurgião bastante conhecido na Rússia, buscou Carolina.

Contribuições

Atualmente, a página no Instagram da família tem mais de 290 mil seguidores. Os pais de Luna usam as redes sociais e um site para divulgar a causa Doe esperança para Luna. Por meio das plataformas é possível adquirir bonecas com o rostinho da criança e ajudar a família custear o que ainda falta dos procedimentos necessários.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?