metropoles.com

Atriz mirim fica paralisada e sem falar após AVC causado por catapora

Avy Berry sofreu dois derrames e precisou passar por uma cirurgia. Ela participou da série Hollyoaks e do filme Um Lugar Silencioso: Dia Um

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook/FootlightsFailsworth
Foto da garota Avy Berry
1 de 1 Foto da garota Avy Berry - Foto: Reprodução/Facebook/FootlightsFailsworth

O acidente vascular cerebral (AVC) ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro é interrompido, resultando em danos neurológicos que podem ter consequências graves para a saúde. O quadro pode acontecer por vários motivos — a garotinha Avy Berry, por exemplo, sofreu seu primeiro derrame poucos meses depois de contrair catapora.

Em abril de 2022, Avy, de 6 anos, teve um ataque isquêmico transitório, que consiste em uma alteração da função cerebral que dura menos de uma hora e é causada por um bloqueio temporário do fornecimento de sangue ao cérebro.

Sua mãe, Fearne Collins, de 31 anos, percebeu que algo estava errado com a filha durante a madrugada. A criança não acordava e nem mexia um lado do corpo. A mulher chamou uma ambulância, mas quando eles chegaram, os sintomas de Avy já tinham melhorado. Os paramédicos disseram à mãe que a menina poderia ter tido apenas um pesadelo.

Ainda assim, Fearne decidiu levar a filha ao pronto-socorro nos dias seguintes. O exame feito no hospital revelou que Avy teve um mini derrame e ela foi medicada com anticoagulantes em baixas doses.

No entanto, a menina sofreu um novo derrame e passou por uma cirurgia para corrigir o fluxo sanguíneo em seu cérebro em outubro de 2022. Os médicos explicaram que o AVC aconteceu em consequência da infecção pela catapora, uma doença comum na infância.

As complicações da catapora em crianças surgem quando o vírus afeta órgãos como os pulmões, cérebro, coração ou fígado, e geralmente aparecem até seis meses após a infecção. Avy ficou temporariamente paralisada e precisou aprender a falar novamente.

“Ela está tomando altas doses de anticoagulantes, mas o último AVC foi há 18 meses e Avy não teve mais nenhum derrame desde então, o que nos deixa muito felizes”, conta Fearne em entrevista ao portal The Sun. “Emocionalmente, ela ainda luta e é bastante sensível. Acho que é um sintoma do derrame e da lesão cerebral”, declara.

Oportunidade na televisão e cinema

Semanas após sua recuperação, a pequena Avy conseguiu um papel no cinema, como figurante no filme Um Lugar Silencioso: Dia Um e também na série Hollyoaks.

“Ela nem conseguiu assistir porque é um filme de terror, o que é bem engraçado. Ela não consegue nem se ver atuando. Mas, para mim, é realmente especial que ela esteja no cinema. Estamos orgulhosos dela”, conta Fearne.

A mãe lembra que Avy começou a atuar quando tinha apenas quatro anos e que a garotinha adora conversar e ser o centro das atenções quando está no set. Para ela, é tudo uma brincadeira.

Agora Fearne tenta conscientizar outros pais sobre derrames infantis e pede que levem os filhos para realizar exames quando desconfiarem de qualquer problema.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?