Atriz mirim fica paralisada e sem falar após AVC causado por catapora
Avy Berry sofreu dois derrames e precisou passar por uma cirurgia. Ela participou da série Hollyoaks e do filme Um Lugar Silencioso: Dia Um
atualizado
Compartilhar notícia
O acidente vascular cerebral (AVC) ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro é interrompido, resultando em danos neurológicos que podem ter consequências graves para a saúde. O quadro pode acontecer por vários motivos — a garotinha Avy Berry, por exemplo, sofreu seu primeiro derrame poucos meses depois de contrair catapora.
Em abril de 2022, Avy, de 6 anos, teve um ataque isquêmico transitório, que consiste em uma alteração da função cerebral que dura menos de uma hora e é causada por um bloqueio temporário do fornecimento de sangue ao cérebro.
Sua mãe, Fearne Collins, de 31 anos, percebeu que algo estava errado com a filha durante a madrugada. A criança não acordava e nem mexia um lado do corpo. A mulher chamou uma ambulância, mas quando eles chegaram, os sintomas de Avy já tinham melhorado. Os paramédicos disseram à mãe que a menina poderia ter tido apenas um pesadelo.
Ainda assim, Fearne decidiu levar a filha ao pronto-socorro nos dias seguintes. O exame feito no hospital revelou que Avy teve um mini derrame e ela foi medicada com anticoagulantes em baixas doses.
No entanto, a menina sofreu um novo derrame e passou por uma cirurgia para corrigir o fluxo sanguíneo em seu cérebro em outubro de 2022. Os médicos explicaram que o AVC aconteceu em consequência da infecção pela catapora, uma doença comum na infância.
As complicações da catapora em crianças surgem quando o vírus afeta órgãos como os pulmões, cérebro, coração ou fígado, e geralmente aparecem até seis meses após a infecção. Avy ficou temporariamente paralisada e precisou aprender a falar novamente.
“Ela está tomando altas doses de anticoagulantes, mas o último AVC foi há 18 meses e Avy não teve mais nenhum derrame desde então, o que nos deixa muito felizes”, conta Fearne em entrevista ao portal The Sun. “Emocionalmente, ela ainda luta e é bastante sensível. Acho que é um sintoma do derrame e da lesão cerebral”, declara.
Oportunidade na televisão e cinema
Semanas após sua recuperação, a pequena Avy conseguiu um papel no cinema, como figurante no filme Um Lugar Silencioso: Dia Um e também na série Hollyoaks.
“Ela nem conseguiu assistir porque é um filme de terror, o que é bem engraçado. Ela não consegue nem se ver atuando. Mas, para mim, é realmente especial que ela esteja no cinema. Estamos orgulhosos dela”, conta Fearne.
A mãe lembra que Avy começou a atuar quando tinha apenas quatro anos e que a garotinha adora conversar e ser o centro das atenções quando está no set. Para ela, é tudo uma brincadeira.
Agora Fearne tenta conscientizar outros pais sobre derrames infantis e pede que levem os filhos para realizar exames quando desconfiarem de qualquer problema.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!