Menina com pé reimplantado ao contrário consegue correr pela 1ª vez
Amelia Eldred, de 12 anos, teve parte da perna amputada e seu pé foi reimplantado ao contrário, imitando a articulação de um joelho
atualizado
Compartilhar notícia
Com oito anos de idade, a inglesa Amelia Eldred passou por uma cirurgia inusitada: ela fez uma rotoplastia, um procedimento onde os médicos amputam o joelho e parte da perna esquerda e reimplantam o pé e parte da perna ao contrário.
Amelia tinha osteossarcoma, um tipo de câncer nos ossos, e o procedimento permitiu a retirada do tumor. A cirurgia faz com que o pé e o tornozelo funcionem como a articulação do joelho, permitindo o uso de próteses mais funcionais.
Em janeiro de 2023, aos 12 anos, Amelia conseguiu correr pela primeira vez. Ela recebeu uma prótese esportiva, que permite que a menina ande, corra, dance e atue. A mãe da inglesa, Michelle Eldred, disse ao The Sun que sua filha está animada com a nova prótese.
Ver esta publicação no Instagram
“A atualização lhe deu muito mais flexibilidade para fazer as coisas que ela quer. Amelia sempre amou atletismo antes de ter câncer e a nova prótese permitiu que ela corresse pela primeira vez”, comenta.
Hoje, “não há como pará-la”, diz Michelle. Amelia passou as férias de verão em um acampamento para crianças amputadas na Espanha e até já se apresenta em peças teatrais da escola onde estuda. Ela se deu tão bem com a prótese que já se prepara para participar de uma corrida com outras crianças amputadas em abril.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.