Menina com doença rara recebe transplante de medula de irmã
Para curar uma leucemia mieloide aguda, Yasmin Marques Brito recebeu parte da medula de Ana Lídia, que tem apenas 1 ano de idade
atualizado
Compartilhar notícia
A pequena Yasmim Marques Brito, de 7 anos, recebeu na semana passada uma nova medula óssea, necessária para curá-la de uma leucemia mieloide aguda – doença que geralmente acomete pessoas com mais de 55 anos e é conhecida como “câncer no sangue”. A doadora foi a irmã mais nova da garota, Ana Lívia, de apenas 1 ano, que tem compatibilidade de 100%.
O transplante foi feito na quinta-feira (20/02), quando Yasmin recebeu a medula da irmã, no Hospital do Graacc, em São Paulo.
O primeiro diagnóstico da doença havia sido feito em março de 2019, depois que Yasmin passou a apresentar manchas na membrana branca dos olhos. Ela foi submetida a sessões de quimioterapia para tentar controlar o problema mas, em janeiro deste ano, começou a reclamar de fortes dores nas pernas e, exames de rotina, mostraram que a doença havia voltado.
A partir daí, os médicos informaram que apenas um transplante salvaria a vida de Yasmin e que o procedimento precisava ser realizado o mais rápido possível.
Para sorte da menina, o doador compatível estava na mesma família: era a irmã mais nova dela, Ana Lívia. “Meu coração está cheio de alegria, é inexplicável isso. A gente tinha pouco tempo para conseguir e conseguimos dentro de casa. Tenho certeza que a medula vai pegar”, afirma a mãe de Yasmin, Daniela Cristina Marques de Araujo Brito. (Com informações do G1)