As 6 melhores atividades físicas para controlar colesterol alto
Cardiologistas explicam como os exercícios físicos impactam na redução do colesterol
atualizado
Compartilhar notícia
Ter colesterol alto aumenta o risco de problemas cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC). É possível evitar e, até mesmo, reverter o problema em estágios iniciais de forma simples: com dieta equilibrada e adotando um bom plano de exercícios físicos.
A prática regular de atividades físicas ajuda a reduzir os níveis do colesterol LDL, que tem maior tendência a se acumular nas artérias e a entupi-las, ao mesmo tempo que colabora para aumentar o HDL, conhecido como colesterol bom.
Entre as várias atividades físicas disponíveis, o cardiologista Fábio Argenta, que atende em Cuiabá, aponta os exercícios aeróbicos como ideais para as pessoas que precisam reduzir as taxas de colesterol.
“Os exercícios aeróbicos ajudam a baixar o colesterol, atuando no metabolismo das gorduras e no funcionamento cardiovascular. Eles são eficazes porque otimizam o metabolismo, ao mesmo tempo, que aumentam a capacidade cardiorrespiratória”, explica Argenta.
O cardiologista Rafael Côrtes, do Grupo Santa, de Brasília, acrescenta que a prática regular de atividades físicas reduz o índice de gordura corporal e equilibra a glicose. Também fortalece os ossos e os músculos. “Qualquer atividade física como academia, caminhada ou subir escadas traz benefícios para a saúde cardíaca. Mas, é importante que sejam praticados 150 minutos de atividades na semana, que podem ser divididos em 50 minutos 3 vezes na semana ou 30 minutos 5 vezes na semana”, esclarece.
Saiba as 6 melhores atividades físicas para controlar o colesterol:
- Caminhada;
- Corrida;
- Natação;
- Treino de bicicleta;
- Subir escadas;
- Pular cordas.
Benefícios para o corpo proporcionados pelos exercícios aeróbicos:
1. Aumento do HDL (colesterol “bom”): Exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, natação ou ciclismo estimulam a transformação da gordura em HDL. A atividade física melhora o metabolismo, fazendo com que o corpo use a gordura como fonte de energia.
2. Redução do LDL (colesterol “ruim”): Com o aumento do HDL, o exercício reduz o risco de placas de LDL nas artérias. O colesterol ruim vai para o fígado, onde é metabolizado e eliminado.
3. Melhora a sensibilidade à insulina: O exercício aeróbico aumenta a sensibilidade das células à insulina, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso é importante porque altos níveis de glicose estão associados a maiores níveis de LDL.
4. Controle de peso: A prática de exercícios aeróbicos, combinada com dieta equilibrada, promove a perda de peso que leva, por si só, à redução dos níveis de LDL.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!