Saiba melhor horário para malhar se quer controlar açúcar no sangue
Pesquisadores da Espanha analisaram como o horário dos exercícios físicos impacta no controle do açúcar no sangue
atualizado
Compartilhar notícia
O horário que escolhemos para ir à academia pode variar de acordo com diferentes fatores, como a rotina de trabalho, a preferência por um turno mais vazio ou a disposição física. Mas afinal de contas, existe um horário de malhar que oferece mais benefícios para o nosso organismo?
A resposta está longe de um consenso, mas um estudo publicado na revista Obesity, nessa segunda-feira (10/6), dá pistas de que malhar à noite é melhor para controlar os níveis de açúcar no sangue.
Pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, analisaram os dados de 186 adultos com sobrepeso ou obesidade – com índice de massa corporal (IMC) médio de 32,9 – e pelo menos uma complicação metabólica.
“Está bem estabelecido que a atividade física moderada a vigorosa melhora a homeostase da glicose (deixando o açúcar em níveis ideais) em adultos com sobrepeso/obesidade que apresentam maior risco de desenvolver resistência à insulina. No entanto, pouco se sabia sobre o momento ideal da prática para melhorar o controle diário da glicose”, afirmam os autores da pesquisa.
A glicose é usada pelas células para produzir energia e manter a saúde do organismo, nos ajudando a pensar e a nos movimentar, por exemplo. No entanto, o excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia) traz consequências ruins ao funcionamento dos órgãos, levando a uma série de disfunções metabólicas e complicações como diabetes, problemas renais e doenças cardíacas.
Melhor horário para malhar
A atividade física e os padrões de glicose dos participantes foram monitorados durante 14 dias continuamente.
Os voluntários foram divididos em cinco grupos, de acordo com o volume de atividade física praticada e o horário em que se exercitavam. Havia o grupo “inativo”, no qual estavam indivíduos que não realizavam nenhuma atividade), os grupos “manhã”, “tarde” ou “noite” (com mais de 50% dos minutos de atividade física realizados nos horários correspondentes) e o grupo “misto”, no qual os horários eram bastante variados.
As pessoas que praticavam a maior parte de seus exercícios à noite apresentaram níveis mais baixos de glicose no sangue quando comparadas aos outros grupos. Esta associação foi ainda mais expressiva entre os participantes com histórico de problemas da regulação da glicose.
“Essas descobertas sugerem que o horário da prática da atividade física moderada a vigorosa é significativo. Especificamente, fazer mais exercícios durante a noite parece ter um efeito benéfico na homeostase da glicose em adultos sedentários com sobrepeso ou obesidade e deficiências metabólicas”, afirmam os autores da pesquisa no artigo publicado na revista Obesity.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!