Meleca: entenda o que a cor do muco diz sobre a sua saúde
Entenda o que pode significar cada tonalidade de muco que sai não só do seu nariz, mas do seu corpo
atualizado
Compartilhar notícia
A cor da secreção no nariz pode dizer muito sobre o que está acontecendo em seu corpo, especialmente quando ela apresenta uma tonalidade anormal por muito tempo. Apesar de a cor do muco ser insuficiente para diagnosticar um paciente de forma imediata, as secreções são uma das formas que o organismo tem de dizer que algo está acontecendo.
Conhecida popularmente como meleca, o muco é uma mistura de proteínas protetoras, sais e água. Ele mantêm as passagens nasais lubrificadas e livres de germes, agindo como uma barreira hidratante contra a desidratação e objetos estranhos, incluindo bactérias e vírus.
Quando ele se apresenta na coloração preta, por exemplo, é comum que o paciente seja um fumante pesado, e provavelmente tem doença pulmonar. Mas a coloração também pode ser causada por inalação de sujeira e poeira, ou sinalizar uma infecção fúngica grave, especialmente em pessoas com o sistema imunológico comprometido. Caso o muco seja preto sem motivo aparente, é aconselhável consultar um médico para determinar um curso de tratamento.
A secreção clara é normal, já que o corpo, por si só, produz muito muco mesmo quando está em um estado saudável. Já a substância de cor branca pode significar que as passagens nasais estão irritadas e inchadas, restringindo o fluxo de muco e fazendo com que ele seque. A situação pode ser causada por uma infecção nasal, alergias ou desidratação.
A secreção amarela é, provavelmente, decorrente de uma infecção. Quando a contaminação acontece, os glóbulos brancos do sistema imunológico correm para o local infectado para combater e destruir o invasor microbiano, seja uma bactéria ou um vírus. Depois que eles fazem seu trabalho e morrem, os glóbulos são expelidos do corpo com o muco — por isso, ele tem a coloração amarela.
A coriza verde também é causada por infecções. Caso persista por mais de uma semana, é importante procurar um médico, especialmente se o paciente apresentar febre e náuseas.
O muco rosa ou vermelho pode significar sangue na secreção. As explicações mais comuns são alergias, infecções, muito sopro ou fricção. O tempo seco também pode causar o problema.
Já a coriza marrom pode acontecer por sangue seco ou sujeira, poeira, descoloração por fumaça de cigarro, rapé ou tempero. Em caso de tosse com muco marrom, deve-se consultar um médico, pois a secreção pode ser um sinal de bronquite.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.