metropoles.com

Além do sono: melatonina também pode ajudar no emagrecimento

Publicado em março, estudo de pesquisadores espanhóis realizado com ratos mostra que melatonina pode contribuir para a redução do peso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
foto de uma balança com uma fita métrica - Metrópoles - Melatonina
1 de 1 foto de uma balança com uma fita métrica - Metrópoles - Melatonina - Foto: Getty Images

A melatonina é um hormônio conhecido por seu papel indutor do sono, ela é liberada pelo corpo conforme escurece. Agora, uma nova pesquisa científica mostra que ela também pode ter efeito na regulação do peso.

Publicado em março na revista Biomedicine & Parmarcotherapy, um estudo realizado por pesquisadores espanhóis com camundongos mostrou que a suplementação de melatonina resultou em peso mais baixo para os animais.

A melatonina está diretamente relacionada ao ciclo circadiano. Ela ajuda tanto a criar sonolência no início da noite como a dar energia para despertar na manhã. Por conta deste impacto, os cientistas decidiram avaliar o papel do hormônio no processo de emagrecimento.

Como foi feito o estudo?

A pesquisa foi feita ao longo de 12 semanas com dois grupos de camundongos, um tomando placebo e outro tomando uma quantidade de melatonina que seria equivalente a 10 miligramas por quilo ao dia, dose muito acima dos limites usualmente indicados para humanos.

O uso de melatonina diminuiu o ganho de peso nos animais e levou à redução da gordura visceral em ratos de ambos os sexos. O efeito foi observado tanto em animais obesos como magros.

O experimento revelou que ao incluir o suplemento na dieta dos animais havia um aumento da atividade celular, com maior oferta energética para as mitocôndrias. Os pesquisadores creditaram a perda de peso ao aumento dessa atividade celular.

Os animais que usaram o suplemento terminaram a pesquisa com um peso médio de 316 gramas frente aos 356 gramas do grupo controle.

Uma boa noite de sono de fato ajuda na perda de peso

Devo suplementar?

A dose usada no estudo foi muito mais alta do que a produzida pelo corpo humano e recomendada pela Anvisa, que é de 0,2 miligramas por dia. Ou seja, não há evidências suficientes para que a suplementação seja usada com o objetivo de emagrecimento.

“A produção desregrada da melatonina faz com que a pessoa se sinta mais cansada e indisposta”, explica a endocrinologista Marcela Rassi, de Brasília. “Nem sempre adicionar mais desta substância na alimentação pode levar a benefícios ao corpo, podendo dar o efeito contrário, por isso a pessoa só deve usar suplementos com orientação profissional”, completa.

Ela esclarece que, de fato, uma boa noite de sono é essencial para quem quer emagrecer. No entanto, não é possível afirmar que o uso da melatonina por si só tenha impacto na perda de peso, mas sim um processo mais amplo de regulação hormonal 0btido com o sono de qualidade.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?