metropoles.com

Melancia: o que acontece com o corpo se você comer todos os dias

A melancia possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e seu consumo regular pode trazer diversos benefícios à saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto de stock de Um grande número de fatias cortadas de melancia - Metrópoles
1 de 1 Foto de stock de Um grande número de fatias cortadas de melancia - Metrópoles - Foto: Getty Images

Comer melancia todos os dias pode proporcionar uma série de benefícios para a saúde que vão desde a hidratação até o fortalecimento do sistema imunológico. Rica em nutrientes como vitaminas A e C, além de antioxidantes, aminoácidos e licopeno, a fruta refrescante ajuda a manter a pele saudável, promove a boa digestão e pode até auxiliar na perda de peso.

O nutricionista Nicolas Dutra, que atende em Brasília, diz que a fruta pode ser consumida todos os dias. A recomendação de consumo pode variar para cada pessoa, porém a indicação é ingerir uma ou duas porções de 200 g diariamente.

“Os possíveis problemas de comer melancia todos os dias estão relacionados à quantidade de fibras e de água, pois em excesso podem causar náuseas, diarreia, má-digestão e gases. Lembrando que a fruta tende a ser mais laxativa. A melancia só causa processos alérgicos em raríssimas ocasiões”, acrescenta o nutricionista.

Confira os benefícios de comer melancia todos os dias:

1 – Hidratação

Como a composição da melancia é 90% de água, a ingestão de líquidos é aumentada, auxiliando na hidratação. Além disso, ela melhora a retenção de líquidos e auxilia na prevenção de pedra nos rins.

2 – Imunidade

A diversidade de nutrientes presentes na fruta pode melhorar o sistema imunológico, reduzindo possíveis deficiências nutricionais e auxiliando no combate a doenças virais e infecções.

3 – Saúde da pele

As vitaminas A e C presentes na fruta são antioxidantes, enquanto as do complexo B contribuem para a saúde de diversas partes do organismo, como pele e cabelos.

4 – Saúde cerebral

O licopeno presente na melancia auxilia nas sinapses (impulsos entre as células celebrais), potencializando a memória e a capacidade de aprendizagem.

5 – Emagrecimento

“A melancia possui baixa densidade calórica (100 g têm apenas 30 kcal), alto teor hídrico, é rica em fibras e pelo fato de ser cheia de minerais e vitaminas acaba se tornando um importante aliado no processo de emagrecimento. Ela ajuda no aumento da hidratação, nutrição e saciedade, mas com menor consumo calórico”, explica Dutra.

6 – Digestão

A melancia possui dois componentes essenciais para uma digestão saudável: água e fibras. Sua alta concentração de água ajuda a manter o trato digestivo funcionando corretamente, enquanto as fibras presentes em sua polpa auxiliam na formação do bolo fecal, promovendo uma digestão eficiente.

Sorbet de melancia dentro de um potinho branco e pedaçõs de melancia em cima com hortelã - Metrópoles
A melancia é uma fruta versátil e pode ser encontrada em várias preparações, como sorbets

Melhor forma de consumir a melancia

De acordo com o Ministério da Saúde, as melancias inteiras podem ser armazenadas em local fresco por duas semanas. A fruta pode ser consumida de diferentes formas, como sucos, sorvetes, sobremesas e salada de frutas.

Em países asiáticos, a melancia é utilizada em diversos produtos de confeitaria, como geleias, balas, sorvetes e biscoitos, que mostram sua versatilidade.

“Mas é a fruta que oferece um teor muito maior de fibras que auxiliam o intestino e o controle glicêmico. Por outro lado, o suco faz com que aumente o consumo de citrulina, um aminoácido encontrado na parte mais esbranquiçada entre a polpa e casca da fruta. Um nutricionista pode orientar o mais adequado pro paciente”, acrescenta o profissional.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?