Insônia: especialista ensina como dormir melhor através da meditação
Especialista explica como praticar meditação pode ajudar a relaxar e a melhorar a qualidade do sono para combater a insônia
atualizado
Compartilhar notícia
A insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade de dormir. A condição pode estar relacionada a diversos fatores e atinge cerca de 72% de brasileiros, segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A mestra em meditação Gabi Frantz, pós-doutoranda em Medicina Natural, explica que a insônia pode trazer muitos malefícios para a saúde, como irritabilidade, perda de concentração, cansaço extremo, prejuízos na memória e dores de cabeça.
Segundo ela, é fundamental investigar a causa da privação de sono para combatê-la de forma eficiente e, dependendo da causa do problema, é possível usar a meditação para reduzir a insônia e melhorar a qualidade do sono.
“Com a capacidade de tranquilizar a mente de maneira intencional, a meditação auxilia no relaxamento e colabora para um sono de melhor qualidade. O trabalho com a respiração ajuda a oxigenar o cérebro e manter o paciente atento no momento presente durante todo o processo”, explica Gabi.
A meditação, como outras práticas de relaxamento, produz endorfina, hormônio associado à felicidade, enquanto reduz a produção do cortisol – hormônio do estresse – e dos níveis de adrenalina do corpo, diminuindo chances de insônia.
Segundo a especialista, a prática consiste em concentrar-se de maneira profunda enquanto se questiona sobre como se sente. “Em um ambiente calmo e tranquilo, reflita sobre quais sensações está percebendo. Onde está a tensão no seu corpo? Existe algum tópico recorrente na sua mente?”, orienta.
O objetivo da meditação é não se deixar levar por nenhum pensamento, reconhecendo sua presença total naquele momento. Apesar de parecer difícil no início, a recorrência vai tornando a prática mais fácil e, com o tempo, os praticantes poderão aproveitar de seus benefícios.
Leia a matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!