metropoles.com

Médicos relatam caso raríssimo de homem com três pênis

A trifalia é uma condição rara, caracterizada pela presença de três pênis. O homem é a segunda pessoa documentada com a anomalia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem de hmem segurando pênis - Metrópoles
1 de 1 Imagem de hmem segurando pênis - Metrópoles - Foto: Getty Images

Um caso de trifalia, condição congênita extremamente rara caracterizada pela presença de três pênis distintos, foi descoberto por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, durante a dissecação do corpo de um idoso de 78 anos.

Externamente, os órgãos genitais do homem aparentavam ser normais, mas exames detalhados revelaram a presença de outros dois pequenos pênis “sobrepostos” na região interna da virilha.

A descoberta torna o homem a segunda pessoa documentada com essa anomalia no mundo. O caso dele foi publicado no Journal of Medical Case Reports em 9 de outubro.

Três pênis

De acordo com o artigo, o homem tinha três hastes penianas distintas. Na literatura médica, são conhecidos casos de difalia, quando alguém nasce com dois pênis. Mas a trifalia só foi relatada uma vez antes, envolvendo uma criança de 3 meses.

No caso do idoso, os dois pênis adicionais estavam “escondidos” no saco escrotal, o que provavelmente explica por que a condição só foi revelada após sua morte.

Os pesquisadores observam que, devido às políticas locais, a identidade do doador e seu histórico médico não podem ser divulgados, limitando o acesso a informações adicionais sobre sua saúde.

O homem era branco e media 1,80 m. Os especialistas acreditam que a condição anatômica dele não tenha sido detectada em vida, e sugerem que o homem poderia ter sofrido de infecções urinárias, disfunção erétil ou problemas de fertilidade por conta da condição.

“O pênis se desenvolve a partir do tubérculo genital, estrutura precursora dos genitais, e esse processo é controlado pela dihidrotestosterona (hormônio sexual)”, escreveram os pesquisadores no artigo. Anomalias genéticas que afetam os receptores de andrógenos podem causar variações morfológicas nos genitais. No caso desse paciente, os médicos acreditam que houve uma triplicação do tubérculo genital.

“A uretra, inicialmente, desenvolveu-se no pênis secundário. No entanto, como ele não se formou completamente, a uretra redirecionou-se para o pênis principal”, acrescentam.

Os pesquisadores também ponderam que não é possível garantir que a trifalia tenha passado despercebida em vida. “Caso o defeito tenha sido notado, ele pode ter sido deixado intocado, dada a ausência de sintomas e sua natureza benigna”, concluem.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?