Médicos pedem estado de emergência no Japão para conter Covid
O país sede dos Jogos Olímpicos atravessa um momento difícil com recordes diários de novas infecções e hospitais cheios
atualizado
Compartilhar notícia
O chefe da Associação Médica do Japão (JMA, na sigla em inglês), Toshio Nakagawa, pediu nesta terça-feira (3/8) que todo o país entre em estado de emergência para conter o aumento dos casos de Covid-19. Referência no país, Toshio falou em nome dos profissionais de saúde que estão vendo os hospitais lotarem de pacientes infectados pelo vírus.
O Japão vem registrando recordes diários de novas infecções pelo coronavírus e está com o sistema de saúde bastante tensionado. Tóquio, a cidade-sede dos Jogos Olímpicos, teve um recorde de 4.058 novas infecções no sábado (31/7) e registrou outros 3.709 novos casos nesta terça-feira.
O pedido de Nakagawa foi feito logo depois de o primeiro-ministro do país, Yoshihide Suga, informar que apenas os pacientes graves ou com risco de piora da doença serão hospitalizados. Os demais doentes deverão permanecer em casa.
Os médicos estão preocupados com o avanço da doença entre os jovens, grupo populacional que ainda não está vacinado contra o novo coronavírus.
“As infecções de pessoas mais jovens estão aumentando e as pessoas na faixa dos 40 e 50 anos com sintomas graves também”, disse o secretário-chefe de gabinete, Katsunobu Kato, em uma coletiva de imprensa. (Com informações das agências de notícias Reuters e Kyodo)
Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano: