Médicos explicam o que funciona para evitar ejaculação precoce
A dificuldade em controlar o orgasmo afeta 30% dos homens. Urologistas explicam o que fazer para evitar o clímax precoce
atualizado
Compartilhar notícia
A ejaculação precoce é uma disfunção sexual masculina caracterizada pelo orgasmo antes que a outra pessoa envolvida no ato se satisfaça. A dificuldade em evitar o clímax durante o sexo é um problema comum entre homens.
O urologista Danilo Galante destaca que a ideia de usar o tempo da relação sexual como medida para definir se a ejaculação é rápida demais ou não é errada. “A ejaculação se torna um problema apenas quando há insatisfação das pessoas envolvidas, principalmente do próprio paciente”, afirma Galante.
A dificuldade em controlar o orgasmo afeta 30% dos homens. “É um problema comum, não é uma doença e há solução”, diz Galante.
O urologista Jairo Lyra Filho, do Hospital DF Star, afirma que o problema costuma estar associado à ansiedade e, portanto, o tratamento passa por amenizar esse sentimento na hora da transa. “A outra pessoa pode pensar que é egoísmo, que o parceiro está pensando apenas em seu próprio prazer. Na verdade, pode ser a dificuldade de o paciente lidar com sua ansiedade”, afirma o urologista.
O especialista explica que a ejaculação precoce pode ser classificada em três tipos: 1) primária, quando ocorre desde a primeira relação sexual; 2) secundária, quando aparece depois de um período de tempo sem ejaculação precoce e 3) ocasional, quando ocorre às vezes ou com determinadas parceiras.
Formas de retardar a ejaculação
Os especialistas sugerem algumas estratégias para retardar a ejaculação. O paciente, no entanto, deve buscar atendimento médico para avaliação e acompanhamento da sua a saúde sexual:
- Concentre-se nas preliminares para que a outra pessoa tenha um nível de excitação alto;
- Experimente ficar na posição por cima;
- Evite períodos prolongados sem ter relações sexuais;
- Tente parar e recomeçar. Recomenda-se que os movimentos sejam interrompidos pelo intervalo de 10 a 20 segundos ou mais antes de reiniciar a penetração;
- Tome um banho frio antes do encontro;
- Pratique exercícios como agachamentos, pontes e pranchas para fortalecer o assoalho pélvico;
- Pratique massagens tântricas durante o sexo;
- Tome um chá de camomila antes de fazer sexo;
- Pratique terapia com profissionais da área.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.