Médicos ensinam 7 formas simples de detectar sinais precoces de câncer
Especialistas indicam sintomas fáceis de perceber e que, se persistirem, podem ser indicativo de tumores no organismo
atualizado
Compartilhar notícia
O câncer é um nome genérico para um grupo de mais de 100 doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos e podem resultar na morte do paciente. A condição está relacionada ao envelhecimento da população: de acordo com estimativas internacionais apresentadas pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada 10 casos de câncer diagnosticados, sete são em pessoas acima dos 65 anos.
Mas, mesmo em pessoas mais velhas, é possível tratar os tumores. Quando o câncer é descoberto ainda em estágios iniciais, a chance de sucesso das terapias tende a ser maior. Como os sintomas são variados e podem ser confundidos com sinais comuns de outras doenças, é importante ter atenção e não ignorá-los, realizando exames e indo periodicamente a consultas médicas para identificar o aparecimento da condição ainda nos primeiros momentos.
“Além de conhecer o próprio corpo e de ter atenção a qualquer sintoma novo, as pessoas devem realizar exames periódicos para checar como está a saúde”, afirma a médica oncologista Janyara Teixeira. Veja quais são 7 sinais comuns de câncer e como identificá-los:
1. Tosse
Tossir é um reflexo natural do corpo humano para limpar o pulmão e expelir objetos estranhos do organismo, como germes, poeira e secreções das vias aéreas. Em tosses normais, a tendência é que ela desapareça com o passar dos dias e não dure mais do que duas semanas. A tosse ou rouquidão persistentes, com ou sem a presença de sangue, podem, no entanto, ser sintomas de câncer de pulmão ou das vias aéreas.
As pessoas mais propensas a desenvolver esse tipo da doença são fumantes e indivíduos que consomem álcool com frequência ou em grandes quantidades. Outros sinais comuns aos cânceres do sistema respiratório são dores no peito constantes e falta de ar.
2. Mudanças na evacuação
Segundo o Inca, alterações intestinais como prisão de ventre e diarreias alternadas podem ser um sintoma precoce do câncer de intestino ou colorretal, assim como a presença de sangue nas fezes por um período prolongado.
Os dois fatores que dificultam a identificação precoce do câncer intestinal são a vergonha de procurar um especialista para examinar problemas na região e o diagnóstico errado, visto que os sintomas são parecidos com os de hemorroidas e verminoses, por exemplo.
3. Inchaço abdominal
O inchaço na região pélvica ou no abdômen pode ser consequência de uma alimentação excessiva ou do consumo de álcool — em mulheres, ainda é comum inchar durante a menstruação. Mas quando não há nenhum motivo aparente para que o sintoma ocorra e ele persista por mais de duas semanas, o sinal pode ser um sintoma de câncer no ovário.
De acordo com o Inca, a estimativa é que 6.650 novos casos da doença sejam identificados por ano no Brasil. Só em 2020, por exemplo, foram cerca de 4 mil mortes em consequência do câncer de ovário, conhecido como um assassino silencioso devido ao fato de ser descoberto, na maioria das vezes, quando já está em estágio avançado.
4. Caroços ou nódulos
A presença de nódulos é uma das características principais do câncer de mama. Os caroços tendem a ser identificados com facilidade ao realizar o autoexame das glândulas mamárias. Apesar de nem sempre serem um sinal de câncer, podendo apontar para outras condições de saúde menos agressivas, é importante realizar exames para investigar se a origem é benigna ou maligna.
“Os nódulos devem sempre ser um ponto para chamar a atenção, principalmente se houver uma ferida na pele da mama. Isso já denota um câncer de mama avançado”, explica o mastologista Wesley Andrade.
5. Sinais na pele
O surgimento e crescimento irregular de pintas pode indicar o câncer de pele, o mais comum no Brasil. Andrade explica que é fácil identificar sinais cancerígenos na pele usando a regra ABC.
“O A é de assimetria, ou seja, aquela pinta preta que caso seja dividida ao meio, uma parte acaba sendo diferente da outra. A letra B é para bordas irregulares, ou seja, pintas que tenham o aspecto estrelado e não arredondado. A letra C trata da cor da pinta, com tonalidades que podem ir do preto ao azul”, explica o médico.
Para identificação do câncer de pele devem ser consideradas também as letras D e E, observando o diâmetro e a evolução rápida do crescimento. Quando chega a mais de seis milímetros, já pode ser um indicativo de melanoma, um tipo de câncer de pele. Cabe lembrar que os sinais na pele, assim como os nódulos, geralmente não doem.
6. Perda de peso repentina
O emagrecimento sem motivo aparente é preocupante e pode indicar uma série de doenças metabólicas ou problemas de saúde mais graves. O sinal é comum no câncer intestinal, de pâncreas, esôfago, estômago e pulmões.
7. Coceiras e pele amarelada
Coceiras e e icterícia (pele amarelada) podem ser outros sinais de câncer, embora os médicos não tenham uma explicação para a causa. De acordo com o Cancer Research UK, instituto de pesquisa das neoplasias no Reino Unido, a característica pode ser causada por substâncias liberadas pelo tumor ou pelo organismo, como reação às células cancerígenas.
A icterícia pode estar relacionada à hepatite, devido a alterações no fígado, mas pode acontecer quando há presença de bile na corrente sanguínea e em tecidos do corpo, indicando infecções e tumores no pâncreas, vesícula biliar ou no fígado.
Já as coceiras são um sintoma comum de linfomas na pele, nas células ou linfoma de Hodgkin. Segundo a instituição britânica, a coceira é uma característica comum nos tipos de câncer de sangue e, apesar de se manifestar em todo o corpo, tende a ser pior nas pernas e na região do tórax.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.