Compartilhar notícia
Hipertrofia é quando os músculos ganham volume por conta do trabalho de sobrecarga. Esse tipo de proposta exige alimentação regrada e exercícios físicos intensos, o que pode causar dores no corpo nos dias seguintes à musculação. Neste processo, pode surgir o questionamento: remédios para o alívio da dor, como a dipirona, interferem na hipertrofia?
“A dipirona não atrapalha em nada a resposta celular em hipertrofia”, afirma o médico do esporte e fisiatra Fabrício Buzatto. “Alguns trabalhos sugerem que o uso de anti-inflamatórios pode comprometer a hipertrofia principalmente por cortar a resposta inflamatória. Mas também não há fortes evidências de uso crônico e diário. A dipirona não atrapalha o ganho da massa muscular”, explica.
O médico pondera que esse analgésico simples, usado para o combate da dor, pode aumentar o risco de lesão caso seja ingerido sem nenhum limite.
“A grande questão da dipirona é muitas vezes poder mascarar os sintomas de dor, que é sinal de algum risco, como lesão ou outro comprometimento. Então, o uso desmedido do analgésico junto com treinamento pode levar a esse risco. Isso infelizmente é uma prática comum em muitos atletas no uso de anti-inflamatórios principalmente ou analgésico antes de provas e treinamentos para conseguir um rendimento melhor”, destaca o médico.
Para ler mais, acesse o portal SportLife, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.