Compartilhar notícia
A corrida está cada vez mais comum no Brasil. Popular e democrático, o esporte faz muito bem para a saúde, mas é preciso prestar atenção ao exercício para evitar lesões. O ortopedista Bruno Canizares aponta três lesões comuns em corredores e como evitá-las.
Confira as três lesões comuns em corredores
Entorse do tornozelo
“Os principais sintomas são dor intensa e inchaço geralmente na região lateral do pé, com dificuldade para andar e movimentar o tornozelo. O tratamento consiste em repouso, uso de imobilizações e medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além de fisioterapia. Entorses mais graves podem necessitar de intervenção cirúrgica”, comenta.
Tendão de Aquiles
“Os principais sintomas são dor e rigidez articular no tornozelo. Na ruptura súbita, o paciente apresenta uma dor intensa e sensação de ‘pedrada’. No exame físico, pode-se notar um espaço palpável e perda da flexão plantar do pé”, explica o médico.
O tratamento varia de acordo com o tipo de lesão e vai desde o uso de gelo, anti-inflamatórios e fisioterapia até a cirurgia. A prevenção é fundamental para evitar a lesão: o ideal é apostar no aumento progressivo dos treinos, fortalecimento da musculatura da panturrilha e das pernas, e uso de calçados adequados para a prática de atividade física.
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!