metropoles.com

Novo remédio em fase de testes causa redução de 6% no peso corporal

A Roche divulgou resultados da primeira fase dos estudos clínicos do CT-996, comprimido para tratar diabetes e obesidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Close-up of medic capsules pouring from bottle on blue background.
1 de 1 Close-up of medic capsules pouring from bottle on blue background. - Foto: Getty Images

A empresa farmacêutica Roche anunciou nessa quarta-feira (17/7) resultados positivos da primeira fase dos estudos clínicos do CT-996, um comprimido oral diário destinado ao tratamento da diabetes tipo 2 e da obesidade.

De acordo com o laboratório, aqueles que receberam o remédio ao longo de quatro semanas apresentaram uma perda de 6,1% do peso em comparação com o grupo placebo.

O CT-996 é um agonista do GLP-1, pertencente à mesma classe de medicamentos da semaglutida, princípio ativo do Ozempic e do Wegovy, e da tirzepatida, presente no Mounjaro. No entanto, ao contrário desses fármacos, que são injetáveis e já aprovados para diabetes e obesidade pelas agências reguladoras, o CT-996 é um comprimido oral.

A obesidade é um dos desafios de saúde mais urgentes no mundo, uma vez que é responsável por extensas comorbidades, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hepáticas e renais crônicas.

“Estamos satisfeitos em ver a perda de peso clinicamente significativa em pessoas tratadas com nossa terapia oral GLP-1 CT-996, que poderá eventualmente ajudar os pacientes a lidar com as indicações de controle de peso crônico e controle glicêmico”, diz o diretor médico da Roche e chefe de Desenvolvimento de Produto Global da farmacêutica, Levi Garraway, em comunicado.

Medicamento em teste

O laboratório também divulgou resultados positivos de outro medicamento em testes, o CT-388, um agonista do GLP-1 injetável. Ao longo de um período de 24 semanas, aproximadamente seis meses, a aplicação semanal do CT-388 resultou em uma perda de peso média de 18,8%.

“Esta é a segunda leitura positiva em menos de três meses dos nossos medicamentos metabólicos, que incluem opções orais e injetáveis para atender às necessidades dos pacientes em um espectro de doenças”, afirma Garraway.

Os dados completos da fase 1 dos estudos com o comprimido oral serão apresentados em um congresso médico, diz a Roche.

De acordo com o comunicado, o o medicamento foi bem tolerado, apresentando efeitos colaterais leves ou moderados gastrointestinais. Os resultados também mostraram que os níveis do CT-996 no sangue não foram afetados durante o jejum ou após uma refeição com alto teor de gordura.

Dessa forma, o CT-996 poderia potencialmente ser dosado independente do horário das refeições, proporcionando assim maior flexibilidade de dosagem para os pacientes.

“Com base nos dados do estudo, espera-se que o CT-996 seja usado não apenas como uma terapia para alcançar o controle glicêmico e induzir a perda de peso, mas também potencialmente como uma forma oral de manutenção de peso após o emagrecimento induzido por injetáveis”, observaram.

Por ser ainda um estudo de fase 1, o levantamento contou com um grupo reduzido de aproximadamente 100 participantes, focando principalmente na segurança e tolerabilidade do medicamento. A eficácia será avaliada de forma mais abrangente nas fases posteriores. Com os resultados positivos, a farmacêutica anunciou que avançará com o comprimido para a segunda fase dos testes clínicos.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?