Medicamento sotrovimabe funciona contra a Ômicron, diz farmacêutica
Remédio está aprovado para uso emergencial no Brasil desde setembro e é indicado para pacientes que apresentam sintomas moderados
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com a farmacêutica GSK, o medicamento sotrovimabe, que age contra o coronavírus, é eficaz também contra a variante Ômicron. Os dados ainda não foram revisados pela comunidade científica.
“Estes dados pré-clínicos demonstram o potencial de nossos anticorpos monoclonais serem eficazes contra a variante mais recente, a Ômicron, além de todas as outras variantes de preocupação definidas até o momento pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, disse o chefe científico da GSK, Hal Barron.
Saiba mais sobre as variantes do coronavírus:
O sotrovimab está autorizado para uso emergencial no Brasil desde setembro, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso do medicamento em território nacional. O remédio é um anticorpo monoclonal de dose única que ataca a proteína spike do coronavírus, evitando que o Sars-CoV-2 invada as células e se multiplique.
O medicamento da GSK é vendido sob prescrição médica, e só pode ser aplicado em hospitais. Ele não é recomendado para pacientes hospitalizados com quadros graves de Covid-19, e não funciona para prevenir a infecção, como as vacinas.